Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > Reitor da UFPB se reúne com secretária de Turismo de Bananeiras para discutir parceria

publicado: 01/09/2021 18h05, última modificação: 26/10/2021 12h58
Karina Leon busca levar capacitações da UFPB na área de Turismo para Bananeiras

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, recebeu nesta quarta-feira (01) a secretária de Turismo de Bananeiras, Karina Leon, e a Profa. Denise Gadelha, do Departamento de Turismo e Hotelaria do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, para dialogar sobre uma parceria entre a Universidade e o município de Bananeiras.

A secretária Karina Leon explicou que o objetivo da visita à UFPB foi buscar parcerias visando o impulsionamento do turismo na região, pensando em ações como cursos, nas áreas de gastronomia e línguas estrangeiras, por exemplo, até capacitação de guias turísticos e garçons.

Secretária Karina Leon e Reitor Valdiney Gouveia

O Município também trabalha no desenvolvimento de um plano diretor de Bananeiras voltado para o turismo e espera que, em integração com o trabalho desenvolvido pela UFPB, possa desenvolver projetos voltados para o crescimento do setor.

“Também buscamos a integração com o campus de Areia, que envolve o brejo paraibano”, comentou a gestora, ressaltando a importância da parceria entre as Instituições.

A Profa. Denise Gadelha lembrou que também articulou, anteriormente, parcerias envolvendo os municípios de João Pessoa e Cabedelo, e destacou o impacto positivo que o diálogo mantido com os municípios representa. “Isso mostra que a UFPB está sendo percebida como um grande agente de desenvolvimento do estado da Paraíba, mantendo colaboração com os municípios. Que bom que a Universidade está se aproximando cada vez mais da sociedade”, analisou.

O Reitor Valdiney Gouveia afirmou que haverá nova reunião para tratar do termo de cooperação no dia 17 de agosto, em Bananeiras, com a participação da direção do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no Campus III.

O Reitor destacou que Bananeiras tem um potencial turístico muito forte e a parceria fortalecerá a região. “Para que possamos dar um suporte e avançar não somente no turismo, mas na gastronomia, na arte, em cursos de idiomas, tudo que possa potencializar a região de Bananeiras”, pontuou o Reitor.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias/Aline Lins