Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > Reitora da UFERSA de Mossoró (RN) visita UFPB para cooperação técnica

Reitora da UFERSA de Mossoró (RN) visita UFPB para cooperação técnica

publicado: 21/01/2021 14h31, última modificação: 26/10/2021 12h58
Reunião da dirigente com Reitor, Vice-Reitora e equipe de colaboradores da UFPB, aconteceu na tarde desta quarta-feira (20)

Vice reitora da UFPB, Liana Filgueira, Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia e Reitora da UFERSA, Profa. Ludimilla Oliveira.

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, e a vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, receberam na tarde desta quarta-feira (20), a reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), de Mossoró (RN), Profa. Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira. Na ocasião, o Reitor da UFPB apresentou membros de sua equipe: Chefe de Gabinete, Prof. Pablo Nogueira Moreira, Procurador Geral da UFPB, Dr. Carlos Otaviano Mangueira, Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Paulo de Tarso Henriques, Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Rita de Cássia de Faria Pereira, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Fernando Guilherme Perazzo Costa, Pró-Reitora de Extensão, Profa. Berla Moreira de Moraes, Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Valdir Braga, Presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional, Prof. Sandro Marden Torres, e Diretora Presidente do INOVA, Kelly Cristiane Gomes da Silva. Em seguida, todos participaram de uma reunião sobre a possibilidade de cooperação técnica entre as duas instituições.

“A nossa chegada aqui na UFPB é para realizar uma visita de cortesia e parabenizar o Prof. Valdiney pela escolha como Reitor e a consolidação de seu nome e também para alinharmos uma cooperação técnica. Já temos na área de Agrárias professores da UFERSA e da UFPB que trabalham isoladamente e que agora buscamos implementar um convênio que possa favorecer o intercâmbio acadêmico entre nossas instituições. Desejamos abrilhantar essa cooperação técnica com o Curso de Medicina, que também oferecemos, bem como com as Engenharias. Como sabemos, a UFPB tem um curso de Engenharia Civil consolidado e precisamos trazer para nossas Engenharias essa expertise que existe aqui e que favorecerá em muito os nossos professores e pesquisadores”, afirmou a Reitora.

Acompanhada da Chefe de Gabinete, Profa. Cláudia Muniz, e do Assessor Especial, Prof. Hudson Palhano, a Reitora da UFERSA fez um relato das dificuldades enfrentadas desde o início de seu reitorado.

A Profa. Ludimilla é a primeira mulher Reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido, em 53 anos de história da entidade. “Meu desafio neste momento é vencer as dificuldades do processo de retorno às aulas, suspensas por causa da pandemia, mas estou muito confiante para enfrentar tudo.”, afirmou.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, destacou que as duas instituições possuem laços em comum. “Tanto a UFERSA como a nossa instituição começaram como escolas técnicas agrícolas e se transformaram em universidades de elevado conceito. Possuímos mais cursos, mas a UFERSA é muito destacada na área agrícola (Agronomia), com um programa de pós-graduação com Conceito 6; a UFPB possui também cursos de excelência nas regiões de Areia e Bananeiras.

O objetivo dessa visita é estabelecer uma parceria, por meio de nossa Agência UFPB de Cooperação Internacional e da Pró-Reitoria de Pesquisa, por exemplo, buscando parcerias em cursos, projetos e convênios e que possamos estreitar os laços para que as duas universidades possam crescer conjuntamente, ajudando-se em diversos âmbitos, como ensino, pesquisa, extensão e gestão. É o primeiro encontro, e a partir deste nós esperamos ter uma maior aproximação para uma grande colaboração.”, afirmou o Reitor da UFPB.

A dirigente da UFERSA , que é membro da Academia Mossoroense de Letras (AMOL), da Academia de Ciências Sociais e Jurídicas de Mossoró (ACJUS) e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, presenteou o Prof. Valdiney Gouveia com o livro de sua autoria “Uma História para Cada Dia, 30 Lições para a Vida Inteira” e o convidou para uma visita ao campus de Mossoró, destaque no semiárido nordestino.

Reitora Profa. Ludimilla Oliveira (UFERSA) e vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira

Reportagem: Rogério Almeida
Fotos: Oriel Farias