Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > A UFPB iniciou o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2024-2028, sob a coordenação da PROPLAN.
conteúdo

Notícias

A UFPB iniciou o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2024-2028, sob a coordenação da PROPLAN.

publicado: 24/11/2023 06h00, última modificação: 27/11/2023 09h57

A UFPB iniciou o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2024-2028, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

O PDI é o produto do planejamento estratégico e sua construção se dá a partir do esforço conjunto das Pró-Reitorias, Órgãos Suplementares e Centros de Ensino e é uma importante ferramenta de gestão e avaliação, na medida em que contém a identidade institucional, a cadeia de valor, bem como os objetivos estratégicos e indicadores e metas.

A metodologia tem como base o Guia de conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino do ForPlad e o Guia técnico de gestão estratégica, além de atender às determinações dos Decretos nº 9.235/2017 e nº 10.531/2020 e da Instrução Normativa nº 24/2020.

Estão previstas a realização de três fases:

  1. Preparação: envolve todas as atividades e recursos que serão necessários para a elaboração do PDI;

  2. Diagnóstico: visa compreender a situação atual para identificar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo, bem como as forças e fraquezas presentes no ambiente interno, e, a partir desse resultado, estruturar as ações futuras;

  3. Planejamento: planejar o atendimento às necessidades, estabelecendo os planos e as ações necessárias para o alcance dos objetivos esperados.

Após a definição da abrangência e vigência do plano, das equipes, da metodologia e da consolidação dos documentos de referência, a Coordenação de Planejamento da Proplan realizou no período de julho a setembro de 2023 uma consulta exploratória, com as Pró-Reitorias, Órgãos Suplementares e Centros de Ensino, com o objetivo de fazer um levantamento preliminar para embasar a discussão sobre a identificação da identidade institucional e o diagnóstico da situação atual da UFPB. Os resultados foram apresentados aos dirigentes de centros por meio de reunião online realizada no dia 10/10/2023. Na sequência, foi realizada uma oficina presencial no dia 06/11/2022 com os dirigentes de centros a fim de se trabalhar nos temas considerados críticos pelas análise SWOT previamente realizada. A ideia foi a de focar na identificação de causas e impactos para os principais problemas relacionados às áreas estratégicas, para se construir um relatório de diagnóstico a ser discutido com as comunidades dos centros bem como com as unidades da administração superior.

Acompanhe as fases e etapas do processo! .