Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > LIVRO DE EDUCAÇÃO POPULAR: ESTÓRIAS DA RUA QUE FOI BALSA, GANHA PRÊMIO JABUTI

LIVRO DE EDUCAÇÃO POPULAR: ESTÓRIAS DA RUA QUE FOI BALSA, GANHA PRÊMIO JABUTI

O livro Estórias da Rua que foi Balsa, Trilhas e intuições na Educação Popular em Saúde, foi premiado com o Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira.
publicado: 05/11/2019 15h02, última modificação: 05/11/2019 15h02

O livro já ganhador do 13º Prêmio Cícero de Excelência Gráfica, na categoria livro-texto e destaque nos sites The Book Design Blog e Packaging of the World.

O Design do livro foi produzido por Patrícia Rezende e Valquíria Rabelo, do Estúdio Guaiabo, de Belo Horizonte, as Ilustrações são de Paula Wong.

“Estórias da rua que foi balsa” foi escrito por cinco profissionais da área de saúde que vivem em diferentes regiões do Brasil, dentre eles Ernande Valentin do Prado, enfermeiros e professor do curso de Enfermagem do Unipê; Júlio Wong Un, Médico e Professor do curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense, Maria Amélia Mano, de Porto Alegre, Médica de Família e Comunidade, Mayara Floss, de Santa Catarina, Médica e Eymard Mourão Vasconcelos, Médico e Professor da Universidade Federal da Paraíba.

O livro traz uma perspectiva do fazer em saúde sensibilizada pela experiência e pelo outro. Ao longo dos textos, a navegação é recorrentemente empregada como metáfora para o exercício profissional: percorrer e desbravar caminhos, mergulhar pelas águas da educação popular, confluir vivências e pontos de vista. Nos relatos e poemas, existe também uma dimensão de crítica social, própria do campo da Educação Popular, mas, ao mesmo tempo, a escrita é leve e lúdica, repleta de jogos de linguagem.

Veja a lista completa dos premiado no Jornal o tempo