Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Livro sobre as práticas populares de saúde a partir da vida de Dona Palmira

Livro sobre as práticas populares de saúde a partir da vida de Dona Palmira

A paraibana arretada que há 50 anos vem tomando a frente de muitas lutas populares por saúde

publicado: 16/02/2020 13h03, última modificação: 16/02/2020 13h21

Essa obra abordou a reconstrução da história de vida de Palmira Sérgio Lopes, onde, através de suas narrativas, foi possível conhecer suas experiências de educação popular em saúde, desenvolvidas através dos fitoterápicos e trabalhos comunitários, destacando, em sua trajetória, motivações, engajamentos, saberes e processos educativos.

Após as reflexões decorrentes da pesquisa, pode-se constatar que conhecer essa experiência abre espaço para a compreensão da importância das práticas populares como medida complementar do cuidado em saúde, uma vez que estimula o autocuidado e a promoção da saúde. E que tais práticas ainda não alcançaram o patamar de valorização que mereciam, o que torna de grande relevância a militância do MOPS, ainda hoje nessa temática, de forma que essa cultura popular se torne cada vez mais efetiva, valorizada e viva.

Dona Palmira mostra na prática o conceito de empoderamento, compreendendo seus direitos e, com isso, exercendo seu papel social perante as lutas pelas classes populares. Esse estudo também destaca a fundamental participação da educação popular em saúde como orientador teórico metodológico dessas iniciativas, ampliando e direcionando tais ações para o empoderamento da população, através dos espaços de trocas de experiência, cuidados, valorização dos saberes e enfrentamentos.

Desvelar essa história é também uma maneira de valorizar e reconhecer o trabalho desempenhado por essa Educadora Popular para que seja referenciada por suas ações e sabedorias e que seu trabalho sirva de inspiração para aqueles que buscam conhecimento na área. Contudo, torna-se necessário ampliar as reflexões acerca de sua trajetória. Dessa forma, pretende-se que esse trabalho seja base para a construção de um livro onde tais aspectos serão aprofundados.

Participação em Curso de Educação Popular para o Trabalho Social em Comunidades, em Jacaraú-PB (2016). Práticas Populares de Cuidado, Ação Comunitária e Promoção da Saúde, engajar-se na sistematização dessa experiência foi de grande aprendizado, uma vez que pude repensar práticas em diferentes esferas, pessoal, acadêmica e política. Dedicar reflexões sobre os caminhos de aprendizado a partir da experiência e história de Palmira, explicitará significados relevantes para o desvelamento da visão integral do cuidado centrado nas crenças, valores e estilo de vida das pessoas, envolvendo as diferentes formas que cada sujeito encontra para constituir sua saúde.

Acesse o livro completo na Biblioteca Coletiva da Rede de Educação Popular e Saúde