Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mulheres negras soropositivas HIV têm mais problemas mentais
conteúdo

Notícias

Mulheres negras soropositivas HIV têm mais problemas mentais

As mulheres africanas mais velhas também são mais instruídas do que outras, mas é mais provável que sejam pobres

publicado: 17/04/2019 08h30, última modificação: 17/04/2019 08h30

Um estudo que analisou mulheres com mais de 45 anos vivendo com HIV no Reino Unido descobriu que, enquanto mulheres afro-africanas e caribenhas experimentam maior isolamento social e sofrimento mental subjetivo do que mulheres brancas, é menos provável que tenham sido diagnosticadas com depressão ou tenham sido tratadas .

As mulheres africanas mais velhas também eram mais propensas a sofrer pobreza do que as brancas ou caribenhas, apesar de terem duas vezes mais chances de ter uma educação universitária.

O sofrimento psicológico teve um impacto potencial sobre a saúde, pois as mulheres com sofrimento moderado ou grave tiveram 75% mais chances de perder consultas no último ano e mais de duas vezes mais chances de terem perdido as doses da terapia anti-retroviral na última semana.

Estas descobertas do estudo PRIME foram apresentadas à conferência da British HIV Association (BHIVA) há duas semanas pelo Dr. Rageshri Dhairyawan do Barts e Royal London NHS Trust. Ela disse que o envelhecimento da população soropositiva no Reino Unido foi particularmente acentuado nas mulheres. Em 2006, 14% das mulheres com HIV no Reino Unido tinham mais de 45 anos e 44% tinham menos de 35 anos; em 2016, 52% tinham mais de 45 anos e 15% tinham menos de 35 anos.

As mulheres com problemas de saúde foram afetadas tanto pelo sexo quanto pela idade, disse Dhairyawan. Pesquisas gerais de saúde mostram que ser mulher está associada a uma pior qualidade de vida relacionada à saúde em idosos; as mulheres mais velhas têm um status socioeconômico mais baixo que os homens; e mulheres negras e de minorias étnicas (BAME) têm pior saúde mental à medida que envelhecem do que mulheres brancas.

Inquéritos de mulheres seropositivas no passado descobriram que as mulheres tinham maior probabilidade de serem diagnosticadas com depressão do que os seus homólogos masculinos e que a depressão estava relacionada com resultados de saúde mais baixos do VIH. Eles também descobriram que 45% das mulheres soropositivas no Reino Unido viviam abaixo da linha de pobreza e que a pobreza também estava relacionada a resultados de saúde mais baixos para o HIV.

Assim, um dos objetivos do estudo PRIME foi explorar a relação entre etnia e status socioeconômico, etnia e saúde mental, saúde mental e saúde relacionada ao HIV em mulheres com mais de 45 anos.

O estudo PRIME

O PRIME envolveu três fases. Primeiro, durante 2015, três grupos focais com 24 mulheres exploraram temas e ajudaram pesquisadores a formular o questionário para a segunda fase, na qual participaram 869 mulheres com idades entre 45 e 60 anos, abordadas em 21 clínicas de HIV em toda a Inglaterra. O questionário cobria o status de educação, emprego e imigração, bem como as necessidades socioeconômicas e de saúde mental.

Finalmente, 20 das 869 mulheres foram selecionadas para entrevistas em profundidade para explorar temas mais aprofundados.

Para os propósitos da análise apresentada no BHIVA, apenas mulheres de etnia branca britânica, negra africana e negra caribenha foram selecionadas, com o propósito de isolar os contrastes mais nítidos entre elas. Assim, 115 mulheres de outras etnias mistas (12% do total) foram excluídas. Isso deixou 607 mulheres negras africanas (72%), 71 mulheres brancas britânicas (8,4%) e 46 mulheres negras caribenhas (5,4%).

Oitenta e cinco por cento nasceram fora do Reino Unido, e houve uma variação muito grande na quantidade de tempo que eles estiveram na Grã-Bretanha. Um quarto deles estava aqui há menos de três anos, enquanto outro quarto estava aqui há mais de 43 anos (em outras palavras, mudou-se para o Reino Unido com idade entre 3 e 22 anos).

As mulheres africanas eram, em geral, mais instruídas: cerca de metade delas frequentou a universidade, em comparação com um quarto das mulheres brancas e caribenhas. Eles também eram um pouco mais propensos a ser empregados. Apesar disso, eles eram mais propensos a viver abaixo da linha da pobreza. Quarenta e dois por cento das mulheres africanas disseram não ter dinheiro suficiente para as necessidades básicas, em comparação com 36% das mulheres caribenhas e 15% das mulheres brancas nascidas no Reino Unido.

As mulheres caribenhas eram as mais propensas a dizer que se sentiam socialmente isoladas: 48%, em comparação com 40% das mulheres africanas e 25% das mulheres brancas do Reino Unido.

Houve desigualdade marcante quando se tratava das necessidades de saúde mental das mulheres. Um quarto de todas as mulheres apresentava níveis moderados a elevados de sofrimento psicológico, ou seja, sofriam de depressão, ansiedade e outros sintomas. As mulheres caribenhas tinham mais probabilidade do que a média de experimentar essas (38%) e as mulheres brancas menos prováveis ​​(14%).

Apesar disso, as mulheres brancas eram consideravelmente mais propensas a tomar antidepressivos (41% as tomaram, em comparação com 28% das mulheres caribenhas e 26% dos africanos). As mulheres brancas foram ainda mais provável que tenha alguma vez sido diagnosticado com depressão: 72%, em comparação com 47% das mulheres do Caribe e apenas 25% das mulheres africanas. Isso mostra claramente como os diagnósticos de doenças mentais não refletem as reais necessidades de saúde mental.

Saúde mental ruim teve potenciais conseqüências físicas. As mulheres com sofrimento psicológico moderado a grave tiveram 2,3 vezes mais chances de esquecer de tomar pelo menos uma dose de antiretrovirais na última semana (33% versus 18%) e tiveram 75% mais chances de esquecer uma consulta clínica de HIV no ano passado. No entanto, isso não teve efeito sobre a supressão viral; 13% das mulheres com sofrimento moderado a grave tinham uma carga viral detectável versus 11% sem aflição ligeira ou moderada, e esta diferença não foi estatisticamente significativa.

Fonte: https://www.aidsmap.com/page/3475584/