Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Saúde promove Atualização do PC das Infecções Sexualmente Transmissíveis
conteúdo

Notícias

Saúde promove Atualização do PC das Infecções Sexualmente Transmissíveis

publicado: 25/07/2019 08h09, última modificação: 25/07/2019 08h32

Atualização do Protocolo Clínico das Infecções Sexualmente Transmissíveis  apresentado pelo Prof. Dr. Otávio Soares de Pinho Neto

         Foto SAE-HULW

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, nesta quarta (24) e quinta-feira (25), a Atualização do Protocolo Clínico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para 130 profissionais da 2ª Gerência Regional de Saúde. A capacitação, que está sendo realizada no auditório do Campus III da Universidade Federal da Paraíba, em Bananeiras, abrange um total de 23 municípios e é destinada para médicos e enfermeiros da Atenção Básica.

Para ver mais fotos clique aqui

“Realizamos esta oficina de atualização, em cada Gerência Regional de Saúde, desde 2016 e a intenção é manter os profissionais de saúde sempre por dentro das novidades do Protocolo Clínico das IST. Uma vez capacitados, esses médicos e enfermeiros da Atenção Básica são multiplicadores das informações e devem aplicar o novo protocolo nos seus respectivos espaços de trabalho com os demais profissionais”, informou a chefe do Núcleo de IST/Aids da SES, Joanna Angélica Ramalho.

Atualização – Entre as novidades do Protocolo Clínico das IST, atualizado em julho deste ano pelo Ministério da Saúde, está a inserção de um capítulo dedicado à saúde sexual. Com abordagem na pessoa com vida sexual ativa, o texto desse novo capítulo busca facilitar a conduta dos profissionais de saúde em alinhamento às recentes ferramentas com orientações sobre habilidades de comunicação para saúde sexual, prevenção, tratamento e monitoramento das IST.

A nova versão tem, ainda, pela primeira vez, capítulo sobre infecções entéricas e intestinais sexualmente transmissíveis, como as proctites, proctocolites e enterites, que necessitam de cuidados especiais em relação à prática sexual e medidas de prevenção para evitar a transmissão.

O material destaca o cuidado das pessoas com sífilis, com algoritmos de decisão clínica para manejo da doença nas classificações adquirida, gestante, criança exposta e congênita, com recomendações para testar, diagnosticar, tratar, notificar e monitorar.

O Protocolo também traz atualizações do capítulo sobre sífilis congênita e sobre a prevenção da transmissão vertical do HIV, da sífilis e das hepatites virais.

Outro ponto importante de atualização é a atual recomendação pela terapia dupla, baseada em ceftriaxona associada à azitromicina, a partir da resistência da bactéria Neisseria gonorrhoeae à penicilina, à tetraciclina e ao ciprofloxacino, constatada no Projeto SenGono.

IST – As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Portal Secretaria de Saúde do Estado da Paraiba