Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Secretaria de Saúde promove Fórum sobre o tratamento da Sífilis nas UBS

Secretaria de Saúde promove Fórum sobre o tratamento da Sífilis nas UBS

publicado: 29/10/2019 22h43, última modificação: 29/10/2019 22h43

A Secretaria de Saúde promoveu esta semana o I Fórum de Discussão sobre o Tratamento da Sífilis nas Unidades Básicas de Saúde. O Fórum foi realizado na Escola Técnica de Bayeux e teve como objetivo de discutir e sanar as dúvidas dos profissionais que fazem parte da rede municipal de saúde sobre a sífilis e o seu tratamento.

“É importante esse momento, pois não só a prevenção da doença está sendo estimulada como também estamos capacitando nossos profissionais para desenvolverem o tratamento da sífilis nas suas respectivas UBS e com qualidade. A sífilis é uma doença perigosa e não pode ser negligenciada”, afirma o prefeito, Berg Lima.

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão acontece por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

“A sífilis tem tratamento e tem cura e a implantação do tratamento da doença nas UBS dos bairros é de fundamental importância por se tratar de um local mais próximo da população”, fala o secretário de Saúde, Gilliard Abrantes.

A mesa de discussão teve a contribuição do Serviço de Atendimento Especializado do Hospital Universitário Lauro Wanderley, do núcleo de IST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde e dos Conselhos de Enfermagem e Farmácia.

Fonte: Portal da Secretaria de Saúde de Bayeux