Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Semana de TCCs :: 2021.2

Semana de TCCs :: 2021.2

publicado: 14/06/2022 16h32, última modificação: 28/11/2022 08h10

De 13 a 20 de junho serão realizadas as defesas de TCC do período 2021.2. Trata-se de um momento importante da jornada acadêmica de cada discente. Aos que vão defender, sucesso!

Abaixo segue a agenda das defesas.

15/06 (Quarta)

Número: 161 Título: Catálogo de exemplos para as recomendações do AutismGuide com base na avaliação do Spirit TEA
Resumo:

O transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza por déficits na comunicação e interação social, com padrões restritivo e repetitivo de comportamento, interesses ou atividades, o possível diagnóstico do transtorno traz consigo limitações e barreiras para pessoa diagnosticada e seus familiares, limitações essas que podem ser amenizadas através do uso de tecnologia assistiva com soluções que ajudam no processo cognitivo e interação social. Os guias de recomendações de usabilidade e acessibilidade são ferramentas utilizadas para garantir a qualidade do desenvolvimento dessas soluções, também podendo ser utilizadas como avaliação de aplicativos existentes pelos mais diversos profissionais e pais de pessoas autistas. Este artigo apresenta um catálogo de exemplos de conformidade para as recomendações do AutismGuide a partir de um subgrupo das recomendações passivas a exemplificação de telas dos aplicativos Michelzinho e Spirit TEA com o objetivo de facilitar a avaliação por um público que é bastante heterogêneos de forma que essas pessoas sinta se habitas a escolher a melhor solução para cada caso específico de indivíduos com Autismo.

Aluno: Glênio Nunes de Medeiros
Orientadora: Yuska Paola Costa Aguiar
Banca:

Rafael Farias Cordeiro (avaliador externo)
Vanessa Farias Dantas

Horário: 08h Link: meet.google.com/wsa-ycmj-uhd

17/06 (Sexta)

Número: 162 Título:

Análise de dados de síndrome respiratória aguda grave no Brasil relacionados à Covid-19

Resumo:

A Covid-19 é caracterizada como uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus. O presente estudo teve como objetivo geral analisar os dados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil relacionados à Covid-19. A coleta de dados foi realizada através do DATASUS. O procedimento de análise de dados foi feito por meio do Google Colab, utilizando a linguagem de programação Python. Os resultados obtidos por meio das análises evidenciaram uma diminuição da letalidade em indivíduos vacinados. Foi constatado uma baixa qualidade no banco de dados de SRAG, principalmente, na padronização dos dados e no seu preenchimento, mesmo assim, foi possível verificar a efetividade da vacinação para idosos e não idosos antes e durante a onda da variante Ômicron.

Aluno: Márcio Macêdo da Silva Filho
Orientadora: Raquel Vigolvino Lopes

Rafael Marrocos Magalhães

Horário: 14h Link: meet.google.com/sth-zymf-zjd

Número: 163 Título:

Privacidade importa? Coleta e uso de dados em tempos de Internet das Coisas

Resumo:

Atualmente a civilização humana se encontra rodeada de diversas tecnologias que facilitam o cotidiano. Diante da evolução constante da tecnologia, chegamos no momento atual, o qual possui cada vez mais soluções de Internet das Coisas disponíveis. Por meio dessa, diversas facilidades e oportunidades vieram à tona. Entretanto, com ela vieram desafios para todos que usam aparelhos que possuam a Internet das Coisas como Base. Diante disso, ao decorrer desse trabalho será abordada a importância da privacidade e consigo a coleta de dados pelos aparelhos eletrônicos.

Aluna: Sara Maria Gonçalves
Orientadora: Gabriela Coutinho Machado de Souza

Augusto César P. da S. Montalvão

Horário: 15h Link: meet.google.com/edv-povt-zqw

20/06 (Segunda)

Número: 164 Título:

Painel de Controle dos TCCs dos cursos de BSI e LCC

Resumo:

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) correspondem a um marco na jornada acadêmica de um graduando. O conhecimento gerado através de TCCs ao longo da história de um curso é importante para subsidiar a promoção de estratégias pelas coordenações dos cursos e corpo docente com o objetivo de melhorar e diversificar os trabalhos realizados. Dada a inexistência de uma estrutura centralizada e atualizada dos TCCs dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Ciência da Computação do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, este trabalho apresenta uma proposta de painel de controle dos TCCs de ambos os cursos, incluindo atividades para que tal solução possa ser mantida ao longo do tempo.

Aluno:  Mailson Anacleto Macêdo
Orientador:  José Adson Oliveira Guedes da Cunha

Thaíse Kelly de Lima Costa

Horário: 10h Link:  meet.google.com/dbh-ytua-opt

Número: 165 Título:

Analise Técnica de um Jogo de Tabuleiro com o Objetivo de Estimular Boas Praticas de Design Orientado a Objetos

Resumo:

Jogos educacionais podem ser utilizados para desenvolver habilidades físicas e mentais, alem de também apoiar o processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de contribuir com a fixac ̧ao de conceitos de design orientado a objetos, foi-se desenvolvido o jogo de tabuleiro Decoupled. Por meio de suas mecânicas e elementos, o jogo busca trabalhar conceitos como coesão, acoplamento, relação entre classes e interfaces, entre outros. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise técnica do jogo Decoupled para verificar se seus conceitos estão alinhados à literatura. Em adição, buscou-se extrair dos jogadores suas impressões sobre às mecânicas do jogo e confirmar se o jogo os manteve engajados. Como contribuição para trabalhos futuros, foram sugeridos uma re-analise de uma das cartas do jogo, buscando maior equilíbrio entre elas e uma observação mais aprofundada se as avaliações extraídas têm relações com os perfis de jogadores baseados na tabela Hexad.

Aluno: Kevin Nascimento de Freitas
Orientador: Rodrigo Rebouças de Almeida