Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Como acessar Ementas e Planos de Curso das disciplinas pelo SIGAA
conteúdo

Notícias

Como acessar Ementas e Planos de Curso das disciplinas pelo SIGAA

Página de orientação aos discentes UFPB com acesso ao SIGAA para obtenção dos Planos de Curso das disciplinas cursadas e suas respectivas Ementas
publicado: 05/03/2021 16h23, última modificação: 07/10/2022 09h48

    A Secretaria Integrada de Atendimento à Graduação (SIAG - CCA)  vem a publico apresentar instruções aos discentes dos cursos de graduação da UFPB, quanto ao acesso ao Plano de Curso das disciplinas

    Conforme Resolução 29 de 2020, em seu CAPÍTULO IX, as solicitações de Aproveitamento de Estudos e Dispensa de Disciplinas deverão ser feitas mediante requerimento (download) assinado e acompanhado do Plano de Curso dos componentes curriculares cursados.
    No Plano de Curso que serão encontradas as informações de Ementa, Objetivos, Referências Bibliográficas e as demais necessárias a admissibilidade da solicitação. Os discentes com acesso ao SIGAA poderão ter acesso a esse documento por meio do seguinte passo a passo:

  • Acesso ao SIGAA (Link):

 

  • Menu "Ensino" opção "Consultar Turma"

 

  • Coloque o Código da disciplina, também é possível Nome e demais informações.

Desmarque "Ano-Período" e use apenas "Nível" e "Código do componente"

 

  • Selecione a disciplina, com o professor e período adequados:

 

  • Gere o arquivo em pdf do plano de curso por meio do bolão imprimir

No final da página temos a opção "Imprimir"

 

  • ** Observações **
  1. Planos de curso publicados de turmas consolidadas possuem AUTENTICAÇÃO com validação pelo portal público do SIGAA. Com as informações do rodapé no documento emitido, valide sua autenticação pelo Portal Público do SIGAA https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/autenticidade/tipo_documento.jsf , utilizando o link disponível em Ensino -> Plano de Curso da Turma.
  2. Segundo a Resolução 29/2020:

Art. 40. ...
§2º. Os componentes curriculares só poderão ser aproveitados até 08 (oito) anos depois de cursados, observando os seguintes critérios para admissibilidade do pleito...

 

  • ** Dúvidas**
  • E se na minha disciplina, com código e professor corretos, mas no período em que cursei não tenha o Plano de Curso da disciplina?
    1. Nesse caso será necessário entrar em contato com o DEPARTAMENTO da disciplina para solicitar a ele ou ao docente responsável pela disciplina o Plano de Curso para a período e turma adequados. Links (contatos)
  • Caso não tenha o Plano posso pegar o de um período mais recente?
    1. Idealmente, quanto mais próximo do período melhor.
  • Já terminei meu curso a um tempo, ainda consigo acessar?
    1. Mesmo os alunos egressos possuem login e senha de acesso ao SIGAA para consultar/emitir os planos de curso das turmas consolidadas, sendo o validador do portal público o meio para garantir a autenticidade do documento.