Notícias

• Neste sábado (29) e domingo (30) será realizado o “XIII Festival do Japão na Paraíba”, na quadra verde do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). É uma realização da Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB) em parceria com o Consulado Geral do Japão em Recife, o Unipê e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

• “Dialogia Social”. Este foi o título da oficina ministrada recentemente pela professora da Universidade de São Paulo (USP), Cremilda Medina, para mestrandos e professores do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ/Mestrado Profissional). O PPJ é vinculado ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), Campus de João Pessoa.

• O “Projeto Vivências de Extensão em Educação Popular e Saúde (VEPOP-SUS)” colabora na criação e manutenção de área virtual para experiências de Extensão Universitária em Educação Popular e Saúde. Essas experiências são dedicadas à reorientação da formação em saúde e ao aprimoramento e qualificação da atuação profissional nos espaços do Sistema Único de Saúde (SUS).

• Em comemoração aos seus 40 anos de criação, o Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPgPNSB) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove o I Simpósio Paraibano de Estudos Químicos de Produtos Naturais (I SIMPEQPN), nos dias, 9, 10 e 11 de outubro, no auditório da Reitoria, no campus I, em João Pessoa.

• O Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe até 25 de outubro inscrições para a “XI Semana do Servidor da UFPB no Campus III de Bananeiras”, que será realizada de 29 a 31 de outubro. A semana é uma realização da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

• João Pessoa será sede de eventos que dão continuidade ao processo de divulgação de atividades no campo das políticas do currículo: o “VIII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares”, o “III Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas” e o “I Simpósio da Região Nordeste sobre Currículo”. Os três eventos serão realizados de 5 a 7 de dezembro, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

• O Núcleo do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe inscrições para turma de português para estrangeiros até esta segunda, 24 de setembro.

O curso, intitulado “Aspectos da cultura brasileira”, é destinado a estrangeiros intercambistas e imigrantes, com o objetivo de abordar situações cotidianas de interação, sensibilizando os alunos para comportamentos sobre e na cultura brasileira.

• A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participou do XXXVIII Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino Superior (ENDP), realizado no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), de 18 a 21 de setembro, em Maceió.

• Os Programas de “Portas Abertas” e “Ciência Aberta”, produzidos pelo Setor de Arte da TV UFPB, serão divulgados, a partir deste mês, pelo Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTI), órgão vinculado ao Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal da Paraíba (DCI/UFPB).

Os programas estarão disponíveis para toda a comunidade através do endereço www.lti.pro.br. O objetivo é proporcionar aos usuários o acesso à livre informação científica e tecnológica através dos programas na internet.

• Alunos de graduação de outras Instituições de Ensino Superior (IES) interessados em transferir para cursos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) poderão se candidatar no período de 24 a 28 de setembro, no Processo Seletivo para Transferência Voluntária 2018.2 (PSTV). Há vagas em diversos cursos e turnos dos quatro campi da instituição.

• A segunda fase da “Olimpíada Paraibana de Educação Financeira (OPEF)” acontece neste sábado (22) nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Paulista. A prova será realizada a partir das 9h no Centro de Ciências Sociais Aplicadas no Campus I da UFPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Bloco BR, na Unidade Centro da UFCG em Sousa e na Escola Candido Mendes em Paulista.

• O Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPgPNSB) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital de seleção para o preenchimento de 20 vagas no curso de mestrado e 20 de doutorado, distribuídas nas áreas de Farmacologia e Farmacoquímica, para ingresso em 2019.

• Três eventos integrados serão realizados de 22 a 24 de novembro no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), Campus de João Pessoa. São eles: o “2º Congresso Intersaberes em Arte, Museus e Inclusão (CIAMI)”, a “7ª Bienal Internacional de Arte Postal (BIAP)” e o “10º Encontro Paraibano de Arteterapia (EPA)”. As inscrições para artigos e trabalhos artísticos destinados aos eventos foram prorrogadas até o dia 15 de outubro.

• A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) informa que receberá as solicitações de estudantes da instituição interessados em mudar de turno ou de curso dentro da Universidade, conforme as vagas que disponibiliza. As inscrições para o Processo Seletivo de Reopção de Curso/Turno 2018.2 devem ser feitas pelo Portal Discente do Sigaa, por meio de formulário padronizado, no período de 24 a 28 de setembro.

• A Coordenação de Estágio e Monitoria (CEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comunica aos estudantes de graduação da instituição que o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e o Serviço Social do Comércio (Sesc-PB) lançaram editais para seleção de estagiários.