Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ciência é Tudo mostra as aplicações da Inteligência Artificial
conteúdo

Notícias

Ciência é Tudo mostra as aplicações da Inteligência Artificial

publicado: 14/10/2021 13h20, última modificação: 14/10/2021 13h20

Inteligência Artificial é o tema do Ciência é Tudo dessa semana. A Inteligência Artificial é uma inteligência simulada em dispositivos e sistemas em oposição à inteligência natural presente em humanos e animais. Quando se fala em Inteligência Artificial pode parecer algo bem longe do dia a dia das pessoas, porém essa tecnologia está mais inserida em nossas dinâmicas do que nunca visto antes.

A ideia de Inteligência Artificial é milenar e já aparece desde a mitologia grega onde autômatos eram feitos por deuses no Monte Olimpo. O conceito, porém, começou a se tornar realidade a partir da Segunda Guerra Mundial, principalmente com os estudos do matemático Alan Turing, considerado o pai da computação.

O Brasil é referência na América Latina em uso e aplicação da Inteligência Artificial. O programa mostra pesquisas e aplicações que refletem na ampliação do acesso a serviços essenciais. Para promoção da tecnologia no país foi criada a EBIA - Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial com o papel de nortear as ações do Estado brasileiro em prol de ações que estimulem a pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções na área.

O episódio mostra os Centros de Inteligência Artificial, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e o Comitê Gestor da Internet no Brasil.

O ambiente corporativo é apontado no Brasil como um dos mais impactados por essa tecnologia. Vamos saber como a inteligência artificial influencia o mercado de trabalho, quais profissões devem surgir, quais devem desaparecer e como se preparar para essa nova realidade.

O Ciência é Tudo é uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI. Será exibido neste sábado (16), às 9h30, na TV Brasil, afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto, 43.1.

Com informações da TV Brasil