Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estratégias de sobrevivência de babuínos são tema de novo episódio de Terra dos Primatas
conteúdo

Notícias

Estratégias de sobrevivência de babuínos são tema de novo episódio de Terra dos Primatas

publicado: 26/10/2021 08h14, última modificação: 26/10/2021 08h14

O seriado documental Terra dos Primatas viaja, nesta terça (26), até a Reserva Natural De Hoop, na África do Sul, para investigar os desafios enfrentados por 24 babuínos chacma para comer, lidar com conflitos internos e ganhar a confiança de outros membros do grupo. O episódio inédito vai ao ar na TV Brasil, afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto, 43.1, às 21h30.

Durante o documentário "Lagoa do Babuíno", a produção mostra o trabalho em equipe desses primatas. O bando vive perto de uma lagoa de água salgada cintilante no extremo sul da Reserva. 

Liderados por um macho alfa dominante, eles dormem nos penhascos próximos, procuram alimentos nas planícies e criam seus bebês. A estratégia de sucesso para essas espécies adaptáveis é construída em torno da comida, da família e da hierarquia social.

Lar dos babuínos acompanhados pela série, a Reserva Natural De Hoop fica na província do Cabo Ocidental e é um dos oito locais incluídos como Patrimônio Mundial da Unesco de Áreas Protegidas da Região Floral do Cabo. Fica a três horas da Cape Town, na região de Overberg, perto de Cape Agulhas, a ponta sul da África.

Sobre a série

A produção documental Terra dos Primatas acompanha a dinâmica dos macacos em seu habitat natural. Com oito episódios, o seriado revela como vivem diversas espécies endêmicas do continente africano. 

O programa exibido pela emissora pública percorre as terras altas remotas da Etiópia, vai até as savanas do sul da África e viaja pelas ilhas que formam Madagascar. Os primatas dessas regiões conquistam o público na telinha com carisma, inteligência e fofura.

Por meio de imagens incríveis desses animais em ação na natureza, a série mostra como lêmures, babuínos e macacos são capazes de se adaptar. Os bandos procuram abrigo e alimento, além de proteção contra eventuais predadores. A produção ainda apresenta a vida de seres como os pequenos bebês do mato até társios e pottos, espécies menos conhecidas de primatas.

Terra de Primatas tem horário alternativo na programação da TV Brasil e pode ser acompanhada na madrugada de terça para quarta-feira à 1h45.

Serviço
Terra dos Primatas – terça-feira, dia 26/10, às 21h30
Terra dos Primatas – terça, dia 26/10, para quarta-feira, dia 27/10, à 1h45

 Com informações da TV Brasil