Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Na Rede Pública: jogos da Série D que definem acesso para a Série C
conteúdo

Notícias

Na Rede Pública: jogos da Série D que definem acesso para a Série C

publicado: 31/08/2023 15h09, última modificação: 31/08/2023 15h09

TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto 43.1) transmite, ao vivo, as partidas decisivas das quartas de final da Série D do Brasileirão neste final de semana. O canal exibe os jogos Portuguesa (RJ) x Caxias (RS) no sábado (2), às 15h; Athletic (MG) x Bahia de Feira (BA) no mesmo dia, às 17h30; Sousa (PB) x Ferroviária (SP) no domingo (3), às 15h; e Ferroviário (CE) x Maranhão (MA) também no domingo (3), às 17h30.

A emissora pública acompanha todos os quatro confrontos de volta por essa fase da competição. Os times vencedores desses duelos garantem o acesso para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro em 2024. As equipes ganhadoras seguem no mata-mata e se classificam para as semifinais da Série D em busca de chegar à final para conquistar o título.

A cobertura da TV Brasil tem um aquecimento de 15 minutos antes da bola rolar com um esquenta sobre as partidas. A equipe de reportagem, comentaristas e narradores trazem notícias, entrevistas e informações importantes sobre os clubes envolvidos na jornada esportiva.

A transmissão da Série D do Campeonato Brasileiro é realizada em parceria com as emissoras que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública. A iniciativa de conferir visibilidade nacional à competição está contemplada na estratégia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora do canal, de investir em espaço qualificado na grade para programações esportivas.

Portuguesa (RJ) x Caxias (RS) neste sábado (2/9), ao vivo, às 15h 

TV Brasil mostra a partida Portuguesa (RJ) x Caxias (RS) direto do estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, neste sábado (2), ao vivo, às 15h. O jogo de volta pelas quartas de final do Brasileirão Série D é narrado por André Marques. O jornalista Waldir Luiz e o técnico Gaúcho comentam a disputa que tem as reportagens de Marília Arrigoni e Maurício Costa.

A equipe carioca recebe o adversário gaúcho em casa, mas nenhum dos times chega com vantagem. No primeiro duelo, os clubes ficaram no 1 a 1 em confronto no Centenário, em Caxias do Sul. Se o resultado do novo confronto de volta mantiver a igualdade, a vaga será definida nas cobranças de pênaltis.

Na disputa de ida, os visitantes abriram o marcador com Marcelo Toscano, aos 15 minutos de jogo. Ao término da etapa inicial, Eron, de pênalti, empatou para o Caxias. Os dois jogadores dividem a artilharia da competição com 13 gols.

Athletic (MG) x Bahia de Feira (BA) neste sábado (2/9), ao vivo, às 17h30 

TV Brasil transmite o jogo partida Athletic (MG) x Bahia de Feira (BA) em parceria com a Rede Minas, neste sábado (2), ao vivo, às 15h. O palco do confronto de volta é o Mineirão, em Belo Horizonte. A partida tem narração de Sulimar Silva, comentários de Anna Nunes e reportagens de Pedro Rocha.

Fora de casa, a equipe mineira conseguiu um resultado favorável que a coloca próxima à classificação para competir pela Série C em 2024. O Athletic venceu o adversário baiano por 2 a 0 na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Agora, uma derrota por até um gol de diferença leva o time para as semifinais. Em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis.

No primeiro jogo, o Bahia de Feira criou muitas oportunidades, mas não conseguiu balançar as redes. O clube visitante foi mais assertivo nas finalizações. O Athetic garantiu a vantagem nas quartas de final com dois gols no segundo tempo convertidos pelo atacante Brandão.

Sousa (PB) x Ferroviária (SP) neste domingo (3/9), ao vivo, às 15h 

TV Brasil exibe o confronto Sousa (PB) x Ferroviária (SP) que será disputado no estádio Marizão, casa do clube paraibano, neste domingo (3), ao vivo, às 15h. A partida que vale o acesso para a Série C conta com a narração de Rodrigo Campos. Os comentaristas convidados são o técnico Júnior Lopes e o jornalista Rafael Casé. As reportagens sobre o duelo ficam sob o comando de Lincoln Chaves.

A equipe paulista saiu em vantagem como mandante no primeiro embate entre os rivais pelas quartas de final da competição. A Ferroviária venceu o Sousa por 1 a 0 na Fonte Luminosa, em Araraquara. Pilar marcou o gol que acabou com uma série invicta do time da Paraíba que durou dez jogos.

O Sousa precisa confirmar o bom retrospecto em casa, com uma invencibilidade de sete meses, para ganhar da Ferroviária no segundo encontro e se classificar para a próxima fase da Série D. A vitória com pelo menos dois gols de vantagem leva o clube para as semifinais. Se ganhar pelo placar mínimo, a decisão vai para os pênaltis. A Ferroviária pode até empatar para avançar na competição.

Ferroviário (CE) x Maranhão (MA) neste domingo (3/9), ao vivo, às 17h30 

TV Brasil acompanha todas as emoções do duelo Ferroviário (CE) x Maranhão (MA) no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, neste domingo (3), ao vivo, às 17h30. A peleja entre as equipes nordestinas será narrada por André Marques. Os comentaristas convidados são os jornalistas David Butter e Felippe Cardoso. O repórter Igor Santos traz as notícias sobre o jogo.

Os times chegam em condições de igualdade para a decidir a vaga nas semifinais do campeonato e precisam de um resultado positivo para conquistar a classificação para a Série C do Brasileirão. Na partida inicial, no Castelão, em São Luís, o clube maranhense abriu a contagem com gol de Ronald, mas sofreu o empate do Ferroviário com Ciel que balançou as redes no segundo tempo para definir o 1 a 1.

Para avançar direto na competição, os adversários precisam superar o oponente com uma vitória simples. Se durante os 90 minutos o resultado de igualdade for mantido, Ferroviário e Maranhão disputam o acesso nas cobranças de pênaltis.

Fórmula de disputa da Série D

Campeonato Brasileiro da Série D em 2023 segue o formato dos últimos anos. A competição envolve 64 times organizados em oito grupos regionalizados com oito equipes em cada. Na primeira fase, os clubes encaram adversários da própria chave em dois turnos com partidas como mandante e visitante no sistema de pontos corridos. Ao todo serão disputadas 14 rodadas.

As quatro agremiações esportivas melhores colocadas de cada grupo se garantem na segunda fase. Os 32 times classificados se enfrentam sucessivamente no conhecido modelo de mata-mata, com jogos de ida e volta. Os quatro clubes que avançarem à semifinal asseguram o acesso para a Série C do Brasileirão em 2024.

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal 43.1), TV por assinatura e parabólica.

Serviço

Brasileirão Série D – Portuguesa (RJ) x Caxias (RS) – sábado, dia 2/9, ao vivo, às 15h
Brasileirão Série D – 
Athletic (MG) x Bahia de Feira (BA) – sábado, dia 2/9, ao vivo, às 17h30
Brasileirão Série D – 
Sousa (PB) x Ferroviária (SP) – domingo, dia 3/9, ao vivo, às 15h
Brasileirão Série D – 
Ferroviário (CE) x Maranhão (MA) – domingo, dia 3/9, ao vivo, às 17h30

Com informações da TV Brasil