Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Premiado filme "O Som ao Redor" estreia na telinha da Rede Pública
conteúdo

Notícias

Premiado filme "O Som ao Redor" estreia na telinha da Rede Pública

publicado: 25/10/2023 07h48, última modificação: 25/10/2023 07h48

Primeiro longa-metragem de ficção do diretor Kleber Mendonça Filho, o filme nacional "O Som ao Redor" é a atração da faixa de cinema da TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto 43.1) nesta sexta (27), às 21h. Com elementos de drama e suspense, a obra que estreia na programação do canal também pode ser acompanhada sob demanda app TV Brasil Play. O elenco é estrelado por Irandhir Santos, Maeve Jinkings e Gustavo Jahn.

Crônica brasileira, com uma reflexão sobre história, violência e barulho, a produção acompanha a rotina em uma rua de classe média na Zona Sul do Recife. A vida na região toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia. Sob a liderança de Clodoaldo (Irandhir Santos), o grupo oferece a paz de espírito da segurança particular.

A presença desses homens traz tranquilidade para alguns, mas tensão para outros moradores do bairro em uma comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia (Maeve Jinkings), casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho.

Provocativo, o filme sobre uma rua da capital pernambucana aborda o convívio urbano na cidade. Com uma perspectiva sensível e autoral de quem conhece o espaço onde a ação se passa, a trama de estreia do cineasta Kleber Mendonça Filho na ficção traça um panorama sobre a sociedade desigual do Nordeste.

Longa obteve reconhecimento do público e da crítica

A película inédita na telinha da emissora pública foi reconhecida com diversos prêmios no país e no exterior. Representante nacional na disputa pela indicação ao Oscar de filme estrangeiro em 2014, a produção foi celebrada pelo público e pela crítica com dezenas de troféus em sua trajetória nos festivais.

"O Som ao Redor" venceu o Festival do Rio nas categorias Melhor Filme e Melhor Roteiro. Também foi aclamado Melhor Filme na Mostra de São Paulo. No Festival de Gramado, o longa-metragem conquistou os seguintes Kikitos: Júri Popular, Melhor Diretor, Melhor Desenho de Som, além do Prêmio da Crítica.

Em relação às láureas internacionais, o drama brasileiro ganhou o título de Melhor Filme nos Festivais de Copenhagen, da Polônia e da Sérvia. Também foi eleito na mesma categoria pela Associação de Críticos de Toronto.

Com lançamento mundial no Festival de Roterdã, "O Som ao Redor" foi premiado com o Fipresci, importante distinção da crítica internacional. O longa foi desenvolvido com apoio do fundo Hubert Bals, oferecido pelo próprio festival de cinema holandês.

Ficha técnica
País: Brasil. Ano: 2013. Gênero: Drama. Direção: Kleber Mendonça Filho. Produção: Emilie Lesclaux. Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings, Waldemar José Solha, Irma Brown, Lula Terra, Yuri Holanda, Clébia Souza. Classificação indicativa: 12 anos. 131 min. Inédito

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal 43.1), TV por assinatura e parabólica.

Serviço
Sessão de Cinema – O Som ao Redor – sexta-feira, dia 27/10, às 21h
Sessão de Cinema – O Som ao Redor – sexta-feira, dia 27/10, para sábado, dia 28/10, às 3h

Com informações da TV Brasil