Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de extensão interioriza a produção audiovisual pela Paraíba

Projeto de extensão interioriza a produção audiovisual pela Paraíba

publicado: 07/10/2022 10h56, última modificação: 07/10/2022 10h56

Interiorização do Cinema na Paraíba e o Coletivo Atuador” é um projeto de extensão aprovado pelo edital UFPB no Seu Município 2022 que está realizando oficinas e mostras de filmes paraibanos pelo estado. As próximas atividades acontecem no município de Duas Estradas, no dia 15 de outubro.

O projeto tem como principal objetivo contribuir para a democratização, valorização e fomento da produção audiovisual paraibana, por meio de metodologia multidisciplinar, utilizando atividades como oficinas, workshops, processos criativos e sessões de filmes. As ações contemplam públicos como adolescentes, LGBTQIAPN+, pessoas com necessidades especiais e em situação de vulnerabilidade social.

O Coletivo Atuador foi fundado em 2016 e tem trabalhado na qualificação de atores e atrizes com atuação voltada para a cena audiovisual, auxiliando também no trabalho de cineastas, estudantes e demais profissionais envolvidos e/ou interessados na produção audiovisual, além do público em geral interessado na área. Atualmente o grupo é composto de professores, técnico-administrativos, estudantes e público externo.

Ouro Velho foi o primeiro município onde o projeto atuou com as atividades: oficina Cinema de Bolso – exercícios de integração e práticas corporais; uma abordagem teórica das técnicas cinematográficas; debate; instruções técnicas sobre o manuseio de equipamentos de captação de imagem e som; orientações sobre captação de som – gravação – roteiro; criação e realização do curta-metragem Graça; Mostra Itinerante Paraíba na Tela com exibição dos curtas-metragens: Ayoluwa, de Luzia Costa - Remoinho, de Tiago A. Neves - O Grande Amor de um Lobo, de Kennel Rógis - e Quando as Folhas Caem, de Sônia Pontes - além da exibição do curta-metragem Graça.

O projeto está vinculado à TV UFPB e à Coordenação de Administração Pública do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB; tem a coordenação da professora doutora Juliana Moreira e da Diretora de Artes Cênicas da TV UFPB, Cely Farias. Recebe apoio da prefeitura de Ouro Velho, Secretaria de Cultura e Turismo de Duas Estradas, Secretaria de Cultura de Serra da Raiz, espaço Copaoba, Raízes do Brejo Rota Cultural, Rota Cariri Cultural, ECI Nossa Senhora das Graças e Coletivo Gambiarra.

Para quem deseja acompanhar, pode acessar as redes sociais @coletivoatuador no Instagram, /ColetivoAtuador no Youtube e na página www.coletivoatuador.com.br.