Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Rede Pública apresenta especiais em homenagem a Aderbal Freire-Filho
conteúdo

Notícias

Rede Pública apresenta especiais em homenagem a Aderbal Freire-Filho

publicado: 11/08/2023 07h31, última modificação: 11/08/2023 07h31

Em tributo ao ilustre diretor de teatro Aderbal Freire-Filho, que faleceu nesta quarta (9), aos 82 anos, a TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto 43.1) exibe uma série de atrações temáticas de sexta-feira (11) a domingo (13). Destaque para a maratona com edições especiais do programa Arte do Artista, apresentado por ele no canal público entre 2012 e 2016, e entrevistas marcantes do homenageado para diferentes produções da emissora.

Para reverenciar o ator e dramaturgo, a programação leva ao ar seis episódios memoráveis do Arte do Artista em duas sequências de três programas nesta sexta-feira (11), às 22h30, e no sábado (12), às 21h30. No primeiro dia, a TV Brasil resgata a presença de Marieta Severo, Walter Carvalho e Gregório Duvivier na produção. Depois, traz a participação de Flávia Oliveira, Eduardo Kobra e Clarice Falcão.

A emissora pública ainda apresenta uma versão especial do Recordar é TV no domingo (13), às 20h, com material exclusivo preservado no acervo. A homenagem utiliza entrevistas históricas concedidas por Aderbal Freire-Filho para o saudoso jornalista Alberto Dines no programa Observatório da Imprensa, em 2016, e para Liliane Reis, no Estúdio Móvel, no mesmo ano, exibidas pela TV Brasil. O conteúdo ainda inclui um papo de Aderbal com Caíque Ferreira no programa Curto Circuito, da TVE/RJ, em 1992.

Sobre Aderbal

Natural de Fortaleza, Aderbal era formado em Direito, mas seguiu trajetória no universo artístico, meio em que estava envolvido desde a juventude quando integrou grupos amadores de teatro. Radicado no Rio de Janeiro desde os anos 1970, ele teve experiências como ator, mas se sentia realizado mesmo na direção.

O dramaturgo ganhou várias premiações, entre elas o Prêmio Shell de Teatro pela peça "Incêndios". Casado com a atriz Marieta Severo, Aderbal dirigiu dezenas de espetáculos nos palcos e fez alguns poucos trabalhos na atuação.

 Foi na TV Brasil que Aderbal Freire-Filho descobriu-se apresentador, em 2012, quando aceitou o desafio de conduzir um novo formato de programa. Com mais de 100 edições em cinco anos e quatro temporadas no ar, o Arte do Artista marcou a estreia tardia de Aderbal na apresentação.  

A atração inovou na estética e no formato com uma proposta experimental ao misturar diferentes linguagens com influências da televisão, do teatro e do cinema. A proposta do Arte do Artista era empregar o conceito de obra aberta, em que a concepção é paralela à produção.

Como pano de fundo para a conversa com seus convidados, o programa conduzido por Aderbal utilizava elementos cênicos de peças e espetáculos que marcaram a carreira do diretor. Os bate-papos aconteciam sobre o chão da peça "As Centenárias" ou, muitas vezes, dentro da banheira do espetáculo "O Púcaro Búlgaro". Também estavam lá os arquivos de "O que diz Molero", a coxia de "Hamlet", as cadeiras de "Depois do filme" e até o Pequod, navio no qual o capitão Ahab buscou sua baleia branca na encenação de "Moby Dick".

 Na TV Brasil, Aderbal Freire-Filho entrevistou figuras renomadas das mais diferentes áreas da cena artística e cultural brasileira. Os saudosos Domingos Oliveira, Nicette Bruno e Rogéria estiveram no programa.  O Arte do Artista recebeu ainda astros como Wagner Moura, Ruy Guerra, Gerald Thomas, Antônio Cícero, Mateus Solano, Fábio Porchat, Nathalia Timberg, Thalita Rebouças, Selton Mello, Camila Pitanga, Alexandre Nero, Deborah Colker, Marília Gabriela, Paulinho da Viola, Wanderléa, Matheus Nachtergaele, Conceição Evaristo, entre outros.

Serviço  

Maratona Arte do Artista – sexta, dia 11/8, às 22h30

Maratona Arte do Artista – sábado, dia 12/8, às 21h30

Recordar é TV – Aderbal Freire-Filho – domingo, dia 13/8, às 20h, na TV Brasil

Com informações da TV Brasil