Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Rede Pública exibe O Vigilante Rodoviário cujo astro celebra 89 anos

Rede Pública exibe O Vigilante Rodoviário cujo astro celebra 89 anos

publicado: 02/08/2022 10h49, última modificação: 02/08/2022 10h49

Sucesso das telinhas, a série de dramaturgia O Vigilante Rodoviário está em cartaz na TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto 43.1) com dois episódios em sequência nas noites de quarta, logo após as aventuras da segunda temporada do seriado Os Mosqueteiros.

O ator Carlos Miranda interpreta o inspetor Carlos, personagem principal da produção nacional realizada nos anos 1960. O protagonista encara diversos desafios e resolve casos junto com o inseparável cão Lobo, seu fiel escudeiro. O veterano completou 89 anos na última sexta-feira, dia 29 de julho.

A programação do canal público traz os capítulos "O Mordomo" e "Os Romeiros" nesta quarta (3), às 23h30. O drama policial exibido pela TV Brasil acompanha o inspetor na missão de enfrentar criminosos para solucionar mistérios nas vias públicas que atravessam o país.

Pioneiro no audiovisual do país, o seriado O Vigilante Rodoviário foi gravado no início da década de 1960. Com personagens instigantes, a obra é referência no formato de trama seriada na dramaturgia da televisão brasileira por ser a primeira série nacional filmada em película de cinema no país.

Considerada um clássico das telinhas, a atração com as histórias de Carlos e Lobo teve o experiente cineasta Ary Fernandes como idealizador, produtor e diretor. Ele também é responsável por outra produção importante da época: Águias de Fogo.

Bastidores e repercussão da série

O Vigilante Rodoviário foi sucesso consagrado pelo público na TV Tupi nos anos 1960. O seriado alcançou, na época, a expressiva marca de 57 pontos de audiência. Com a obra, o Brasil foi o primeiro país na América Latina e o quarto no mundo a produzir uma série em película para as telinhas.

Durante a premiada produção, grande parte das filmagens foi realizada na altura do km 38 da Rodovia Anhanguera, região com clima ensolarado na maior parte do ano. O fator era fundamental para as gravações externas.

Com 36 episódios, a produção brasileira marcou época e atravessa gerações com as tramas do inspetor Carlos, o primeiro herói da ficção nacional na televisão. Acompanhado em suas aventuras pelo carismático cão Lobo, ele está sempre pronto para deter a ação de marginais.

A dupla busca manter a lei nas rodovias, sempre com muita simpatia e mensagens educativas. A série mostra o trabalho de Carlos e Lobo no combate ao crime. Os parceiros atuam a bordo de uma motocicleta Harley-Davidson 1952 ou de um carro modelo Simca Chambord 1959.

Os capítulos da série O Vigilante Rodoviário são apresentados pela TV Brasil às quartas, às 23h30. Os fãs da produção ainda podem conferir as tramas durante a madrugada de quarta para quinta, às 4h45 e aos fins de semana, de sábado para domingo, às 4h15.

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, 43.1), TV por assinatura e parabólica.

O Vigilante Rodoviário – quarta-feira, dia 3/8, às 23h30h

O Vigilante Rodoviário – quarta, dia 3/8, para quinta-feira, dia 4/8, às 4h45h