Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Rede Pública transmite semifinais da Série D a partir deste sábado (23/10)
conteúdo

Notícias

Rede Pública transmite semifinais da Série D a partir deste sábado (23/10)

publicado: 22/10/2021 08h46, última modificação: 22/10/2021 08h46

TV Brasil vai transmitir ao vivo, com exclusividade na televisão, os quatro jogos das semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro 2021, a partir deste sábado, dia 23 de outubro. Os vencedores destas partidas fazem a decisão. A final está prevista para os dias 7 e 14 de novembro.

A emissora pública exibe todos os duelos que definem os dois clubes classificados para disputar o título. ABC (RN)Aparecidense (GO)Atlético (CE) e Campinense (PB) já asseguraram o acesso para competir a Série C do Brasileirão na próxima temporada e, agora, buscam a taça inédita da quarta divisão este ano.

Neste fim de semana, os confrontos de ida pelas semifinais que a TV Brasil transmite são Atlético (CE) x Campinense (PB) no sábado (23/10), às 15h, e Aparecidense (GO) x ABC (RN) no dia seguinte, domingo (24/10), às 16h.

Com desempenho superior que os rivais em suas campanhas durante o campeonato até as semifinais desta edição da Série D, os times nordestinos Campinense (PB) e ABC (RN) enfrentam os adversários por vaga para a final, no próximo fim de semana, em casa.

O canal público acompanha as emoções das partidas decisivas de volta desta fase da competição com os jogos ABC (RN) x Aparecidense (GO) no sábado (30/10), às 16h, e Campinense (PB) x Atlético (CE) no domingo (31/10), às 16h.

Equipes de transmissão e arbitragem

A primeira transmissão da TV Brasil nas semifinais da Série D será no confronto Atlético (CE) x Campinense (PB) neste sábado (23/10), às 15h, no estádio Domingão, no município de Horizonte, no interior do Ceará. A narração é de André Marques enquanto os comentários ficam por conta de Waldir Luiz e Rodrigo Campos. O árbitro Fábio Augusto Santos Sá Junior apita o jogo.

O segundo duelo por esta fase do campeonato que a TV Brasil mostra é Aparecidense (GO) x ABC (RN) neste domingo (24/10), às 16h, no estádio Aníbal Batista de Toledo, na cidade Aparecida de Goiânia, em Goiás. Rodrigo Campos narra a partida. Os comentários são de Waldir Luiz e Mauricio Costa. A arbitragem desta semifinal é de Luiz Augusto Silveira Tisne.

Vantagem para decidir em casa

Para conseguir o acesso à Série C do Brasileirão e participar nas semifinais da atual edição do campeonato, as quatro equipes superaram vários rivais durante as diversas etapas da Série D que a TV Brasil acompanha desde o início. Os times disputaram a primeira fase regional de grupos em turno e returno. Também jogaram partidas eliminatórias pela segunda fase, oitavas e quartas de final.

Três dos quatro semifinalistas vieram do grupo 3 formado por clubes nordestinos. ABC (RN) foi o ganhador da chave com 28 pontos sendo nove vitórias, quatro derrotas e um empate. O Campinense (PB) terminou na vice-liderança com 25 pontos. A equipe paraibana teve sete vitórias, três derrotas e quatro empates. Já o Atlético (CE) ficou em quarto lugar com 21 pontos na primeira fase: seis vitórias, cinco derrotas e dois empates na etapa inicial.

O Aparecidense (GO) é o quarto semifinalista e venceu o grupo 5 com 28 pontos. O time goiano triunfou em oito partidas, foi derrotado em duas e empatou quatro. Após o ABC (RN), a equipe de Goiás teve o melhor desempenho na competição. Considerando todos os jogos deste ano pela Série D até esta fase, o ABC (RN) conquistou 40 pontos, sendo 12 vitórias, enquanto o Aparecidense (GO) obteve 39 pontos e 11 vitórias.

O vencedor desta semifinal decide o título do campeonato como mandante contra quem ganhar a disputa entre Atlético (CE) e Campinense (PB) que realizaram campanha pior. A equipe cearense tem apenas 28 pontos, sendo somente sete vitórias, enquanto o clube paraibano está com 35 pontos e nove vitórias.

Retrospecto no mata-mata

Depois da fase de grupos, o ABC (RN) eliminou o Retrô (PE), na segunda fase, com uma vitória por 3 a 2, na partida de volta, em Natal, no Frasqueirão, após empatar por 1 a 1, na Arena Pernambuco. Nas oitavas de final, o time potiguar superou o 4 de Julho (PI) ao ganhar em casa por 2 a 0, após outro empate, como visitante, também por 1 a 1. Nas quartas de final, o ABC (RN) garantiu o acesso para a Série C com uma goleada por 3 a 0 contra o Caxias (RS), após igualdade por 0 a 0 no Rio Grande do Sul.

A campanha do Aparecidense (GO) no mata-mata iniciou com uma derrota por 1 a 0 para a Caldense (MG), como desafiante. O clube goiano garantiu vaga nas oitavas de final com uma vitória por 3 a 1, em casa. O time de Goiás empatou com o Cianorte (PR) por 0 a 0, fora, e ganhou por 1 a 0, como mandante. Nas quartas de final, o Aparecidense (GO) despachou o Uberlândia com outra vitória simples, por 1 a 0, em Minas Gerais, e um empate, por 1 a 1, no seu estádio.

O Atlético (CE) passou pelo Juazeirense (BA), nos pênaltis, por 5 a 3, após empate por 1 a 1, em casa, e por 0 a 0, como visitante. A equipe do Ceará venceu o Paragominas (PA) por 2 a 0, como anfitrião, e depois perdeu por 2 a 1, na região norte do país, mas se classificou para as quartas de final pelo saldo de gols. O clube repetiu os empates por 1 a 1, como mandante, e 0 a 0, no campo da Ferroviária (SP), em Araraquara, mas celebrou o acesso à Série C, na Fonte Luminosa, com vitória por 4 a 3 nos pênaltis.

Por fim, o Campinense (PB) eliminou o Sergipe (SE) na segunda fase, nos pênaltis, em casa, por 4 a 2, após empatar por 2 a 2 e 1 a 1. A equipe paraibana conquistou duas vitórias sobre o Guarany (CE), nas oitavas, por 2 a 1, como anfitrião, e 2 a 0, como visitante. Já nas quartas de final, o time repetiu o placar de 4 a 2, nos pênaltis, contra o América (RN), depois de empatar por 0 a 0 em Natal e em Campina Grande.

Transmissão pela TV Brasil

A TV Brasil realiza produção, captação e geração dos jogos, além do fornecimento de imagens de todas as câmeras do canal nos estádios para a operação de VAR (Video Assistant Referee). O árbitro assistente de vídeo é novidade desde as quartas de final da Série D na competição de 2021.

Além da televisão aberta, as transmissões vão ao ar por streaming no site da TV Brasil (https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv), pelas afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) - em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto, 43.1 - e pela TV Brasil no sinal fechado por assinatura.

Sobre a Série D do Campeonato Brasileiro

Com 64 clubes de todo o país, o Campeonato Brasileiro Série D reúne toda a emoção do futebol brasileiro na luta pelo título nacional mais "raiz" do país. Reformulada, a competição ganhou novos ares após a mudança de regulamento nas últimas edições. As equipes foram divididas em oito grupos sob critérios regionais com oito times cada.

Os quatro melhores de cada chave se classificaram para confrontos eliminatórios que decidiram, em partidas de mata-mata, a passagem de cada fase, até as semifinais com os quatro que sobem para a Série C de 2022, já confirmados - ABC (RN), Aparecidense (GO), Atlético (CE) e Campinense (PB). O quarteto briga para ser o grande campeão da quarta divisão este ano.

Serviço

Semifinais da Série D do Brasileirão na TV Brasil

Jogo de ida – Atlético (CE) x Campinense (PB), sábado, dia 23/10, ao vivo, às 15h

Jogo de ida – Aparecidense (GO) x ABC (RN), domingo, dia 24/10, ao vivo, às 16h

 Jogo de volta – ABC (RN) x Aparecidense (GO), sábado, dia 30/10, ao vivo, às 16h

Jogo de volta – Campinense (PB) x Atlético (CE), domingo, dia 31/10, ao vivo, às 16h

Com informações da TV Brasil