Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Seriado Terra dos Primatas viaja até a Etiópia para conhecer macacos geladas
conteúdo

Notícias

Seriado Terra dos Primatas viaja até a Etiópia para conhecer macacos geladas

publicado: 19/10/2021 08h16, última modificação: 19/10/2021 08h16

O quinto episódio inédito da série Terra dos Primatas, que vai ao ar nesta terça (19), às 21h30, na TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto 43.1) , mostra como vivem os geladas, macacos raros que só são encontrados entre os picos e planaltos das montanhas Simien da Etiópia

Cordilheira milenar de incrível beleza e biodiversidade, a região etíope abriga grandes grupos da espécie, com centenas de indivíduos. Os geladas são carismáticos, vocais e misturam atitudes de afeição e de confronto.

Durante a edição desta terça, o seriado documental revela que esses primatas enfrentam diversos desafios em seu habitat rochoso enquanto fazem a migração diária da borda do penhasco ao topo da montanha. 

Os geladas sofreram variadas adaptações para manter seu estilo de vida exclusivamente herbívoro. Seus dedos pequenos e resistentes conseguem puxar a grama, e seus pequenos e finos dentes incisivos foram adaptados para mastigar as folhas. 

A espécie também tem um andar exclusivo que usa quando se alimenta: se agacha sobre as patas traseiras e se move deslizando seus pés sem mudar a postura. Com esse modo de locomoção, o macaco consegue se esconder enquanto garante a refeição. 

Sobre a série

A produção documental Terra dos Primatas acompanha a dinâmica dos macacos em seu habitat natural. Com oito episódios, o seriado revela como vivem diversas espécies endêmicas do continente africano. 

O programa exibido pela emissora pública percorre as terras altas remotas da Etiópia, vai até as savanas do sul da África e viaja pelas ilhas que formam Madagascar. Os primatas dessas regiões conquistam o público na telinha com carisma, inteligência e fofura.

Por meio de imagens incríveis desses animais em ação na natureza, a série mostra como lêmures, babuínos e macacos são capazes de se adaptar. Os bandos procuram abrigo e alimento, além de proteção contra eventuais predadores. A produção ainda apresenta a vida de seres como os pequenos bebês do mato até társios e pottos, espécies menos conhecidas de primatas.

Terra de Primatas tem horário alternativo na programação da TV Brasil e pode ser acompanhada na madrugada de terça para quarta-feira à 1h45.

Serviço

Terra dos Primatas – terça-feira, dia 19/10, às 21h30

Terra dos Primatas – terça, dia 19/10, para quarta-feira, dia 20/10, à 1h45

Com informações da TV Brasil