Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Série documental Estádios Históricos estreia na Rede Pública
conteúdo

Notícias

Série documental Estádios Históricos estreia na Rede Pública

publicado: 24/01/2023 13h27, última modificação: 24/01/2023 13h27

TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto 43.1) lança a série documental própria Estádios Históricos na programação a partir de domingo (29), às 18h30. Com episódios semanais, a produção visita importantes arenas do futebol nacional que são verdadeiros celeiros de craques.

Em 13 edições de 26 minutos, o seriado da emissora pública apresenta bastidores dos campos de futebol e de seus clubes por meio de entrevistas, imagens de arquivo, registros atuais e animações. O conteúdo pode ser acompanhado no app TV Brasil Play e em horário alternativo na telinha, durante a madrugada de domingo para segunda, às 2h.

A primeira temporada celebra a memória esportiva ao percorrer estádios em várias cidades dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro para lembrar de gramados e construções que foram e outros que ainda são palco do esporte que é paixão nacional.

A obra destaca o patrimônio de grandes times e também de agremiações tradicionais que já não estão mais no auge. Em alguns casos, o espaço nas arquibancadas hoje é pequeno para a dimensão das torcidas, enquanto outros estádios já não recebem partidas e despertam o interesse da especulação imobiliária, instalados em regiões nobres e bairros residenciais das metrópoles.

Em cada programa, o público descobre detalhes das construções, características gerais, curiosidades culturais e célebres personagens do esporte que fazem parte da origem e da trajetória de cada estádio. Historiadores, jogadores, torcedores apaixonados, boleiros, jornalistas esportivos e artistas contam situações inusitadas e revelam suas relações de amor com seus times e estádios.

A série documental da TV Brasil tem narração da jornalista Marília Arrigoni, apresentadora do Stadium, programa diário do canal, de segunda a sexta, às 19h40. A direção, roteiro e produção executiva do seriado Estádios Históricos são de Ingrid Gassert e Maíra de Assis.

Atrações paulistas
Na Terra da Garoa, a leva de atrações vai até três campos e revela a história de duelos marcantes e do trabalho de formação dos novos craques de clubes que sediam seus jogos nos locais. A série visita o Canindé (Portuguesa), além dos menos conhecidos Estádio da Rua Javari (Juventus) e Nicolau Alayon (Nacional), tema do programa de estreia.

A produção ainda vai até o litoral mostrar a Vila Belmiro (Santos) e percorre o município de Campinas para percorrer o Brinco de Ouro da Princesa (Guarani) e o Moisés Lucarelli (Ponte Preta), espaços que mobilizam o imaginário de torcidas tradicionais do estado.

Jogador das categorias de base do Nacional e conhecido como o "Artilheiro dos Gols Bonitos" após vitoriosa carreira por grandes equipes do país, o ex-centroavante Dodô recorda a primeira vez que balançou as redes como atleta profissional pelo time com um golaço no estádio do clube.

O astro lembra da jogada em que driblou muitos adversários e fala da sua emoção ao comemorar quando a bola atravessou a linha. O programa da TV Brasil destaca que talentosos ex-jogadores como o goleiro Félix, o lateral-direito Cafu e o meio-campista Deco também são crias do Nacional.

A primeira edição da temporada também remete ao começo da prática do futebol no país e a importância do inglês Charles Miller para as disputas iniciais da modalidade em São Paulo. A produção aborda a criação de clubes formados por operários e a popularização do esporte entre as elites no cenário nacional.

Gramados cariocas
A capital fluminense é destaque em seis edições ao mostrar o ambiente dos estádios de equipes históricas. O seriado transita por lugares conhecidos de diversas torcidas do país como Laranjeiras (Fluminense), Moça Bonita (Bangu), Luso Brasileiro (Portuguesa), São Januário (Vasco), Ronaldo Nazário (São Cristóvão) e Gávea (Flamengo). A atração ainda vai até o Sul Fluminense registrar o Raulino de Oliveira (Volta Redonda).

O segundo episódio da série Estádios Históricos visita as Laranjeiras. A produção traz um papo com figuras como o massagista Gegê, funcionário do Fluminense; o músico Toni Platão, torcedor fanático do tricolor carioca; e o ex-jogador e técnico de futebol Ricardo Gomes, entre outros.

Ficha Técnica de Estádios Históricos
Realização: TV Brasil
Narração: Marília Arrigoni
Direção, Produção Executiva e Roteiro: Ingrid Gassert e Maíra de Assis
Revisão de Roteiro: Leonardo Dias e Paulo Fernandes
Produção: Almir Duborel, Bárbara Carvalho, Joana Moscatelli, Socorro Cardoso e Vitor Chambom
Fotografia: Eduardo Viné, Marcio de Andrade e Mariana Vitarelli
Edição e Finalização: Filipe Ronqui e Mauro Fernandes
Sonorização: Maurício Azevedo
Pós-produção: Andréa Palma, Iara Bezerra e Michelle TitoIdentidade
Visual: Luiza Abelin
Motion Desig: Babu Freitas e Eudes Lins
Produção Musical: Teresa Eustáquio
Trilha Sonora Original: Flávia Tygel
Ano: 2023
País de origem: Brasil
Episódios: 13
Duração: 26 minutos
Gênero: documentário
Classificação indicativa: Livre

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal 43.1), TV por assinatura e parabólica.

Serviço
Estádios Históricos – domingo, dia 29/1, às 18h30
Estádios Históricos – domingo, dia 29/1, para segunda-feira, dia 30/1, às 2h

Com informações da TV Brasil