Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Quem somos?

Quem somos?

por mateus publicado 16/10/2019 15h19, última modificação 27/10/2020 14h46

O Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres na UFPB (CoMu), aprovado no dia 28 de setembro de 2018 pelo Conselho Universitário – CONSUNI (Resolução nº 26/2018), é um espaço institucional criado a partir das demandas das mulheres da UFPB que, desde 2017, vêm reivindicando uma política institucional de combate às opressões na universidade.

A CoMu tem como finalidade construir, implementar e promover coletivamente uma Política de Prevenção e Enfrentamento à violência contra as mulheres na UFPB a partir de três frentes de atuação: 1) o acolhimento de mulheres em situação de violência que estudam, trabalham e convivem na universidade; 2) ações de prevenção às violências contra as mulheres na UFPB; e 3) no enfrentamento das violências às quais as mulheres estão sujeitas dentro e fora do ambiente universitário.

Para isso, a CoMu se articula com os diversos órgãos da Universidade, como as pró-reitorias e a Ouvidoria Geral, e também com a rede externa, como as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a Patrulha Maria da Penha do Governo do Estado e o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra do Município de João Pessoa, para garantir um atendimento integrado, sem revitimização das mulheres.

Fruto da mobilização de centenas de mulheres, entre discentes, servidoras docentes e técnicas administrativas da UFPB, a CoMu foi criada para ser um lugar seguro para as mulheres da UFPB, um ambiente acolhedor que garante suporte às suas demandas, respeitando sua autonomia e o sigilo das informações. Além disso, cabe também à CoMu promover a elaboração coletiva da Política de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da UFPB, que integre as dimensões do ensino, pesquisa e extensão, além dos espaços de gestão.

A CoMu atua na prevenção e enfrentamento da violência nas suas mais diversas expressões, desde a violência física, sexual e psicológica, até o racismo e a transfobia, reconhecendo também a existência das violências moral, patrimonial, institucional e simbólica, que pode se expressar pela falta de segurança vivenciada pelas mulheres; pelos déficits na garantia de estudo e trabalho para as mulheres, especialmente para as mulheres gestantes, mães e deficientes.

A violência também se expressa em um cotidiano de racismo, lesbofobia, bifobia e transfobia, bem como, pela ínfima participação e representação das mulheres nos espaços de poder, especialmente, das mulheres negras, LBTs e indígenas.

Frentes de atuação

O Comitê é dividido em três setores de trabalho: Prevenção, Acolhimento e Orientação e Enfrentamento. Cada um deles atua em uma etapa da luta contra a violência à mulher. Apesar dessa separação, o trabalho é articulado para que as ações possam ser planejadas e executadas de maneira integral.

O Setor de Prevenção desenvolve ações de prevenção na UFPB, através de campanhas de combate às violências e às discriminações de classe, raça, etnia, gênero e sexualidade, assim como de formação e apoio institucional aos profissionais da UFPB no sentido de prevenir e coibir a violência contra as mulheres na instituição.

O Setor de Acolhimento e Orientação conta com uma equipe psicossocial para atender e encaminhar as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência à rede externa ou interna de atendimento da UFPB, desenvolvendo o atendimento com escuta ativa e sigilo das mulheres vítimas de violência na UFPB.

O Setor de Enfrentamento é o responsável por monitorar as denúncias de violências contra as mulheres que chegam até o CoMu, trabalhando em direta articulação com as Pró-Reitorias, Ouvidoria e com a Corregedoria, no sentido de construir ações que combatam as violências contra as mulheres.