Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Professor da UFPB é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências
conteúdo

Notícias

Professor da UFPB é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

publicado: 03/02/2020 15h00, última modificação: 03/12/2024 11h08
Referência em Física, o professor Valdir Barbosa Bezerra conquista importante distinção

Foto: Divulgação

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) anunciou, na última sexta-feira, 29 de novembro, os resultados das eleições de 17 novos membros titulares da entidade, uma das mais altas distinções da ciência brasileira. Entre os eleitos está um professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): o docente Valdir Barbosa Bezerra, do Departamento de Física (DFIS) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). 

A eleição para a categoria membro titular da ABC, composta por cientistas brasileiros de reconhecido mérito, é bastante criteriosa. Não existe autocandidatura, e os candidatos são indicados exclusivamente pelos membros titulares que já fazem parte da Academia. Cada membro titular pode indicar até dois nomes, cujas candidaturas são avaliadas por área de especialidade científica.

Reconhecido por sua notória liderança científica, Valdir Barbosa ingressou no magistério superior na UFPB em 1975 e se tornou professor titular em 2005, cargo que ocupa até hoje. Ao longo de quase meio século de dedicação à UFPB, desempenhou papéis importantes como coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em Física e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da UFPB. Além disso, foi Pró-Reitor de Graduação da UFPB entre 2009 e 2012.

O professor tem atuação destacada no campo da física relativística e gravitação, além de contribuições importantes à Teoria Geométrica de Defeitos em Sólidos e ao Efeito Casimir Eletromagnético. Suas pesquisas ultrapassaram fronteiras nacionais, com colaborações e passagens por instituições de excelência, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, além de centros acadêmicos na França e Inglaterra.

Valdir Barbosa também desempenha papel significativo como revisor de projetos em agências de fomento e membro de comitês de instituições de abrangência nacional, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF). 

Para o mais novo integrante da ABC, integrar a entidade é motivo de honra. 

“Sinto-me honrado em participar dessa prestigiosa Academia que reúne cientistas das diferentes áreas do conhecimento. Irei trabalhar, de modo a contribuir, através da participação nas várias atividades promovidas pela ABC, nas discussões acerca dos caminhos que deveremos seguir, de modo a alcançar os avanços científicos e tecnológicos que almejamos”, afirmou o professor Valdir Barbosa. 

Sobre a Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Fundada em 1916, no Rio de Janeiro, a ABC é uma das instituições científicas mais antigas do Brasil. Surgiu como Sociedade Brasileira de Sciencias, tendo seu nome alterado para Academia Brasileira de Ciências em 1921, nomenclatura que permanece até os dias atuais. A entidade organiza seus membros em dez áreas especializadas: Ciências Agrárias, Biológicas, Biomédicas, da Saúde, da Engenharia, da Terra, Humanas, Matemáticas, Químicas e Físicas, sendo esta última à qual pertence o professor Valdir Barbosa Bezerra. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Foto: Arquivo Pessoal
Ascom/UFPB