Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > UFPB terá doutorado em Cardiologia em parceria com USP
conteúdo

Notícias

UFPB terá doutorado em Cardiologia em parceria com USP

Gestão confirma nova pós-graduação
publicado: 16/03/2018 12h23, última modificação: 18/04/2019 22h57
Exibir carrossel de imagens Gestão da UFPB e presidente da SBC, Marcelo Queiroga

Gestão da UFPB e presidente da SBC, Marcelo Queiroga

 

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se prepara para instalar um programa de pós-graduação em nível de doutorado interinstitucional em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), na área de cardiologia. A informação foi confirmada durante reunião entre a reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, e o presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o médico Marcelo Queiroga.

Ele contou que o doutorado interinstitucional é fruto de um conjunto de ações que envolve os professores da Faculdade de Medicina da USP, Roberto Kalil Filho, Ludhmila Abrahão Hajjar e o professor Eduardo Sérgio de Souza, diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPB. “Foi decisiva a determinação da reitora da UFPB”, completou o presidente da SBC.

A UFPB se comprometeu a fornecer a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do doutorado institucional que deve ofertar 15 vagas em seu primeiro edital a ser publicado brevemente.  A professora Margareth Diniz, que acolheu o projeto de parceria desde o início, considerou que o doutorado em cardiologia será um grande avanço na formação profissional dos médicos na Paraíba e em toda a região nordestes. “Estamos dotando a UFPB de uma rede intensa e qualificada nas áreas de ensino e pesquisa. Temos afirmado sempre que conseguimos trazer a UFPB para o século XXI e esse doutorado é mais uma peça que complementa todo esse processo”, comentou.

O doutorado em cardiologia será ministrado pela USP, também encarregada pelo processo de seleção dos alunos. As aulas poderão ser ministradas na USP e/ou UFPB, de acordo com a conveniência da Coordenação do Programa.