Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > Pesquisadores da UFPB recebem 501 computadores em ação de apoio à produção científica

publicado: 24/01/2022 10h49, última modificação: 24/01/2022 10h49
Máquinas foram ofertadas por meio da Chamada Interna da Propesq nº 05/2021 – Pró-Computador

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu início, nesta segunda-feira (17), à entrega de 501 computadores aos pesquisadores classificados na Chamada Interna da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) nº 05/2021 – Pró-Computador, entre desktops e laptops, visando apoiar os pesquisadores e a produção científica da Instituição.

A entrega será realizada até o dia 21 de janeiro, nos horários das 8h às 11h30 e 13h às 16h, na Sala do Coral, localizada no andar térreo da Reitoria. O horário de entrega foi retificado pela Propesq nesta segunda-feira (17).

O Pró-Reitor de Pesquisa (Propesq), Valdir Braga, informou que há anos a UFPB não realizava um programa dessa natureza para apoio aos pesquisadores. “O programa Pró-Computador veio complementar um programa que já iniciamos de produtividade em pesquisa. Então, temos tentado apoiar nossos pesquisadores em diversos frontes, com recursos financeiros, com pagamento de artigo científico, e agora dando condições mínimas de trabalho que é o fornecimento de um computador”, explicou o Pró-Reitor de Pesquisa.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, explicou que por meio dessa Chamada Interna a Universidade cumpre o seu papel de oportunizar acesso a equipamentos para dar melhores condições de trabalho aos pesquisadores, o que repercute em produção. “Essa é a ideia de, cada dia mais, podermos beneficiar os nossos pesquisadores, docentes, estudantes e técnicos administrativos, para que a Universidade como um todo possa crescer e se tornar cada dia mais forte, inclusiva e produtiva”, disse o Reitor.

O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Fernando Perazzo, falou da grande necessidade dos pesquisadores em relação a equipamentos. “E com essa ação os professores estão tendo essa oportunidade de ter uma máquina a mais para que, tanto eles como seus alunos, possam escrever seus artigos, trabalharem e atingirem os seus objetivos”, pontuou.

Uma das contempladas, a Profa. Everlane Suane de Araújo da Silva, do Departamento de Estatística do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), trabalha com pesquisas na área de estudos demográficos e comentou que equipamentos mais novos são importantes para o desenvolvimento dos projetos.

A docente Maria Fabiana Bonfim de Lima Silva, do Departamento de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS), elogiou a Chamada Interna que democratizou o acesso aos equipamentos. “Foi bem simples, fizemos o preenchimento em relação ao currículo e aqueles que tinham maior pontuação foram contemplados, pelo desempenho da gente, mais do que justo”, disse.

O Prof. Roberto Vilmar Satur, do Departamento de Mediações Interculturais do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), considera fundamental esse apoio à pesquisa, pois o professor gasta muito com infraestrutura. “Comprar um notebook ou computador de qualidade te onera demais e a vida útil dele também não é muito grande, pois se desatualiza, então dessa forma você pode focar os seus recursos para outras atividades essenciais da pesquisa”, explicou.

Prof. Vinícius Pieta, do Departamento de Fisiologia e Patologia do CCS, trabalha com microbiologia, tanto bacteriana como no estudo do SARS-CoV-2, no Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) do Centro de Ciências Médicas (CCM), aponta que é de grande valia “termos recursos básicos como computador de boa qualidade para podermos trabalhar, fazermos nossas pesquisas de bancos de dados e mesmo catalogar tudo que temos de informações”.

Acesse mais informações sobre a Chamada Interna na página da Propesq.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias/Aline Lins