Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > Reitor da UFPB destaca importância de aparelho de densitometria inaugurado pelo HULW

publicado: 20/10/2022 16h03, última modificação: 20/10/2022 16h03
Aparelho possibilita detecção precoce de perdas de espessura óssea e mineral, além de diagnóstico de doenças como osteoporose e osteopenia

Foto: Aline Lins

O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entregou, nesta quinta-feira (20), um densitômetro ósseo, moderno equipamento para exames de densitometria óssea, o que representa um investimento de R$ 330 mil.

O aparelho possibilita detecção precoce de possíveis perdas de espessura óssea e mineral e é importante ferramenta para diagnóstico de doenças como a osteoporose e osteopenia.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, prestigiou a entrega do equipamento e destacou a importância da aquisição pelo HULW. O densitômetro ósseo está instalado na Unidade de Diagnóstico por Imagem, localizado no ambulatório, no térreo.

“Essa é uma aquisição do Hospital Universitário Lauro Wanderley, que tem à frente o Doutor Marcelo Tissiani e toda a sua equipe, e essa contribuição permite que a UFPB avance não somente em pesquisa, mas também em ensino e extensão. Então, são ações concretas em benefício da sociedade paraibana. Isso deve ser celebrado. Trazer um novo equipamento, sobretudo, para a terceira idade, que pode diagnosticar problemas ósseos, isso é fantástico para a Universidade, para o Hospital Universitário e para a comunidade em geral”, afirmou o Reitor.

De acordo com o Superintendente substituto, Dr. Fábio Lopes, o novo equipamento é único na rede pública e faz parte das ações do HULW no intuito de melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes. “Nós temos investido muito no parque tecnológico, temos reformado o hospital, subestação de energia, mamógrafo, tomógrafo, um arco cirúrgico novo, vários equipamentos de ultrassom que temos comprado, então, o hospital cuja vocação é o ensino e a pesquisa, só este ano investiu R$ 6 milhões em equipamentos, para poder atender da melhor forma possível o paciente e ter uma melhor precisão em cada exame”, explicou Fábio Lopes.

Uma das grandes finalidades do equipamento é avaliar o risco da osteoporose. O Gerente de Atenção à Saúde do HULW, Dr. José Eymard Moraes, destacou o impacto que o novo equipamento, de última geração, trará não apenas à qualidade assistencial à população, mas, sobretudo, ao ensino no HULW. “A qualidade assistencial que vai ser prestada com esse novo equipamento para a população é muito grande, além do impacto no ensino, porque o Hospital Universitário é um hospital de assistência voltada para a formação, para o ensino”, afirmou Eymard.

Reportagem: Aline Lins

Fotos: Aline Lins