Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > Reitor e Pró-reitora de extensão visitam núcleos culturais da UFPB

Reitor e Pró-reitora de extensão visitam núcleos culturais da UFPB

publicado: 28/07/2021 09h52, última modificação: 29/07/2021 12h09
Objetivo foi receber demandas para a melhoria do NAC e NTU

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, e a Pró-reitora de extensão (Proex), Profa. Berla Moraes, visitaram os Núcleos de Arte Contemporânea (NAC) e de Teatro Universitário (NTU) da UFPB, nesta terça-feira (27). A ida foi uma oportunidade para os gestores receberem demandas estruturais e propostas de revitalização dos espaços para acolher melhor a comunidade acadêmica e a sociedade.

O NAC realiza a política de extensão cultural da Proex, oferecendo exposições, cursos, oficinas e atividades de apoio ao ensino, pesquisa e extensão. Já o NTU presta serviços tanto à comunidade acadêmica como à comunidade das proximidades, servindo como um polo disseminador de cultura.

Para o coordenador do NAC, José Valdir dos Santos, a visitafoi muito importante e oportuna porque houve a possibilidade de colocarmos a nossa demanda”, enfatizou. Edilson Alves, coordenador do NTU, diz que “a credibilidade dessa visita só vai enaltecer o trabalho que fazemos aqui dentro há mais de 30 anos. É muito importante que o Reitor conheça os espaços artísticos da qual faz parte a instituição”.

Durante a visita, o Reitor Valdiney Gouveia, ressaltou a dedicação dos servidores que estão à frente desse complexo da UFPB.Nós nos sentimos de fato orgulhosos em chegar e ver pessoas tão dedicadas a esses espaços artístico-culturais que são da UFPB, são de nossa casa. É necessário fazer um resgate e uma recuperação desses locais, inclusive da nossa escola de balé, do nosso teatro e de todo esse aparato artístico e cultural que a UFPB oferece, para que possa ser mais usado no futuro por nossa Universidade e a população”.

A Pró-reitora de extensão Berla Moraes disse que “essa é a possibilidade de levarmos para a sociedade arte com qualidade, que já vem sendo trabalhada ao longo de décadas. É o momento de resgatarmos esse lugar como um espaço de cultura, recuperando nossas instalações, nossa memória e história”.

O NAC foi criado em 1978 e desenvolve ações em sintonia com as artes contemporâneas, por onde passaram inúmeros artistas nacionais e internacionais na realização de intercâmbios e experimentos por meio de residências artísticas. Já o NTU foi criado em 1979 e é composto pelo Teatro Lima Penante, a Pousada Nautília Mendonça, a Biblioteca Ângelo Nunes e as salas de ensaio para os grupos de teatro e disciplinas do curso de bacharelado de teatro da UFPB. Eles estão localizados na Rua das Trincheiras, em João Pessoa.

Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Ascom/UFPB