Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > Universidade inicia reforma da Biblioteca Central no mês de março

Universidade inicia reforma da Biblioteca Central no mês de março

Obra inclui melhorias em segurança e acessibilidade
publicado: 18/01/2021 14h58, última modificação: 19/01/2021 12h27
Melhoria tem orçamento no valor de aproximadamente R$ 3,7 milhões. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inicia no mês de março a reforma da Biblioteca Central no campus I. Com um orçamento no valor de aproximadamente R$ 3,7 milhões, a obra inclui melhorias relativas à segurança, combate a incêndio e acessibilidade.

A licitação para a obra foi concluída no final de dezembro do ano passado. A reforma será executada pela empresa RN Construções Eireli e o prazo previsto para a conclusão é de 19 meses, de acordo com o superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Antônio Leal. Até a conclusão, a biblioteca segue funcionando provisoriamente no Centro de Desenvolvimento do Servidor Público (Cedesp).

As intervenções incluem a substituição de toda a instalação elétrica e de todo o forro da edificação, reforço estrutural para aumento da capacidade do reservatório de água potável, além de adequações necessárias das instalações hidrossanitárias, de acessibilidade, bem como de combate a incêndio e pânico.

Ainda segundo o superintendente da Sinfra, a reforma atende a uma exigência do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba para readequação do prédio, cujas instalações não estão em conformidade com as legislações relativas a combate a incêndio e à acessibilidade. O edifício de três pavimentos e aproximadamente 8 mil m² foi construído na década de 1980.

“Em 2019, por determinação do MPF, foram executados serviços em caráter emergencial. A reforma tem caráter duradouro e visa solucionar todos os problemas de segurança e acessibilidade”, explicou Antônio Leal.

Reportagem: Milena Dantas