Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > UFPB recebe homenagem da ALPB por pesquisa que melhora desempenho agrícola do solo
conteúdo

Notícias

UFPB recebe homenagem da ALPB por pesquisa que melhora desempenho agrícola do solo

publicado: 28/06/2021 18h27, última modificação: 28/06/2021 18h27
Reconhecimento é da Assembleia Legislativa, por proposta de iniciativa da Deputada Estadual Cida Ramos (PSB)

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por meio de requerimento de autoria da Deputada Estadual Cida Ramos (PSB), aprovado pelos parlamentares. O reconhecimento é por causa do estudo realizado no Departamento de Engenharia de Materiais, que desenvolveu um hidrogel à base de polímeros de glicerol para auxiliar na retenção de água nos solos.

A pesquisa é parte de um projeto realizado desde 2019, sob a coordenação do professor da UFPB Eliton Souto. A criação foi resultado da dissertação da então mestranda Maria Raquel Andrade e envolveu cinco pesquisadores dos campi de João Pessoa e de Areia, nas áreas de Engenharia de Materiais e de Agronomia. Os outros inventores do produto patenteado são os pesquisadores Roseilton Fernandes e Alex Santos.

“Justificamos a apresentação dessa Moção de Aplausos pela inovação tecnológica mas, sobretudo, por ser uma tecnologia que pode melhorar nossa convivência com o semiárido paraibano e nordestino”, destacou a Deputada Cida Ramos.

O invento é uma alternativa mais econômica e mais sustentável a uma prática já existente, que é o uso de hidrogel em solos como técnica para concentrar a quantidade de água em pontos específicos e melhorar o desempenho agrícola.

A descoberta proporciona uma economia que chega a cerca de 50% do valor de produção, comparado ao hidrogel sintético. O invento da UFPB é feito a partir de matéria-prima natural e, portanto, resulta em menor impacto para o meio ambiente, já que é produzido a partir do uso em larga escala do glicerol, um subproduto do biodiesel.

Com a nova tecnologia, a UFPB pode beneficiar diretamente os agricultores, principalmente os que vivem em áreas com poucas chuvas, pois reduziria os gastos derivados das perdas de nutrientes, minimizando o desperdício de água e proporcionando um aumento na produção.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, agradeceu a Moção de Aplausos proposta pela Deputada Cida Ramos e aprovada pela Assembleia Legislativa, um reconhecimento de que a UFPB está no caminho certo.

* * *
Reportagem: Ascom/UFPB
Foto: Angélica Gouveia