Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > Vice-reitora representa UFPB durante evento de lançamento da Expotec
conteúdo

Notícias

Vice-reitora representa UFPB durante evento de lançamento da Expotec

publicado: 13/09/2022 19h04, última modificação: 13/09/2022 19h04
Evento será realizado de 23 a 25 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa

Foto: Aline Lins

A Vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Profa. Liana Filgueira, participou, nesta terça-feira (13), do lançamento da 8ª a edição da Expotec - Feira e Congresso de Tecnologia, representando o Reitor Valdiney Gouveia, que se encontrava em agenda externa. Considerada a maior vitrine de tecnologia da região Nordeste, a Expotec será realizada de 23 a 25 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba.

A Expotec é uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entre outros apoiadores.

Além da Vice-reitora, também compuseram a mesa de honra do evento o Presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), Percival Henriques de Sousa Neto, o Secretário de Educação da Paraíba, Cláudio Furtado, o Secretário de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Rubens Freire, o Secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Guido Lemos, o Reitor da Unifuturo, Ricardo Monteiro, além de outras autoridades e profissionais da comunicação, como a diretora presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, entre outras pessoas que prestigiaram o evento.

De acordo com a Profa. Liana Filgueira, é uma grande alegria participar de um evento tão importante, significativo e necessário, uma vez que a tecnologia é o futuro. Mas ela ressalta que, paradoxalmente, ainda há uma grande quantidade de pessoas excluídas dessa realidade.

“Faz tempo que discutimos sobre a indústria 4.0, inteligência artificial e outras nomenclaturas que circulam facilmente no vocabulário, principalmente de quem é da área. Porém, hoje temos um grupo altamente especialista neste mundo digital, transitando por ele sem nenhum problema e, por outro lado, temos outro grande grupo de pessoas sem nenhum acesso à internet”, argumenta a Vice-reitora Liana Filgueira.

Segundo ela, fazem-se necessárias políticas públicas, leis e incentivos econômicos que permitam o Brasil dar seu salto tecnológico, ampliar a inclusão digital para que ocorra de forma eficaz o desenvolvimento da tecnologia e da inovação no país. Nesse sentido, a UFPB tem se empenhado fortemente no investimento e na busca de recursos para pesquisa e na formação de mestres e doutores. “A Universidade Federal da Paraíba, com todo seu acervo científico, estrutural e, principalmente, humano se coloca à disposição desta agenda para juntos construirmos agora este futuro, não só aqui na Paraíba, mas em todo o Brasil”, disse a Vice-reitora.

A Expotec é um evento que leva a pensar e desenvolver sobre um tema de suma importância para todos: internet livre, neutra e global. No evento, múltiplos eventos simultâneos de tecnologia acontecem para atender a todos os gostos: desenvolvimento, games, inclusão digital, robótica, software livre, educação.

De acordo com o Presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), Percival Henriques de Sousa Neto, o diferencial da edição deste ano é que, com o distanciamento da pandemia, amplia-se a presencialidade. “Isso vai trazer uma inversão de maioria presencial em relação à remota. A Expotec foi um dos eventos que durante a pandemia não parou, em 2020, 2021, mas agora vamos investir em um espaço presencial”, explica Percival, que destaca a importância das universidades para a ciência e para a formação dos futuros cientistas.

As inscrições já se encontram abertas de forma gratuita, bem como a participação do público nas oficinas e palestras.

* * *
Reportagem: Aline Lins
Fotos: Aline Lins