Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > 5° Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB acontece em agosto

5° Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB acontece em agosto

publicado: 06/07/2022 11h05, última modificação: 06/07/2022 11h05
Evento, que ocorrerá no período de 12 a 20 de agosto, contará com apresentações de músicos nacionais e internacionais em concertos gratuitos abertos ao público

Foto: Divulgação

No mês de agosto a música erudita nacional e internacional se unirá à filosofia na 5ª edição do Festival Internacional de Música de Câmara, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPG).

Entre os dias 12 e 20 de agosto, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), o festival reunirá artistas dos Estados Unidos e China, além de instrumentistas brasileiros.

Com ensaios e concertos abertos ao público, o festival, que por tradição estabelece um diálogo entre a música e alguma outra forma de expressão humana a cada edição, contará ainda com 10 masterclasses, oferecendo novas oportunidades acadêmicas aos estudantes de música da UFPB, por meio do contato com professores de outras instituições.

Os concertos terão entrada gratuita e ocorrerão sempre às 20h, durante a semana do festival. A Música de câmara é a música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos, e mesmo com formações menores, algumas das obras são consideradas muito importantes na literatura musical.

Para a 5ª edição do Festival Internacional de Música de Câmara foi escolhido um repertório variado com composições de diferentes países. No entanto, o violoncelista e professor da UFPB Felipe Avellar de Aquino, Coordenador Artístico do Festival, garante que nesta edição também haverá muita música brasileira.

O Concerto de abertura terá como primeira apresentação a obra de abertura da ópera “Anita Garibaldi”, composta pela pianista e professora brasileira Catarina Domenici, a ser executada pela Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB). Também serão executadas obras de Brahms e Tchaikovsky.

Nesta edição, o Festival se propõe a construir um diálogo entre a música e a filosofia, convidando filósofos e estudiosos da filosofia a interagirem com o repertório apresentado a cada concerto. “A gente passa aos filósofos a obra principal do concerto da noite como elemento motivador para que ele elabore seu texto, que será apresentado antes de cada concerto.  A partir daí, quem está assistindo tem outra percepção do repertório que está sendo apresentado a partir daquela intervenção que foi apresentada anteriormente”, disse Felipe Avellar.

O 5º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB é promovido pela área de Práticas Interpretativas do PPGM, com apoio da Reitoria da UFPB, Direção do CCTA, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música e Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI).

Para o Programa de Pós-Graduação em Música, o festival representa um momento de fomento da produção artística do programa, que incentiva os alunos, a formação de grupos na semana do evento e ainda colabora com a avaliação do programa do curso pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível (CAPES), por meio do Qualis Artístico em uma produção de âmbito internacional.

“Para você ter uma ideia, uma das professoras convidadas, a professora Kate Hamilton da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, recentemente tocou como violista convidada na filarmônica de Berlim, em maio, para a gente é uma honra enorme receber um profissional dessa estatura”, comentou Felipe Avellar.

Para o Diretor do CCTA, Prof. Ulisses Silva, o evento é de grande envergadura e enorme importância no cenário musical paraibano, brasileiro e internacional, consolidando-se na sua quinta edição como um festival de referência.

Mais informações podem ser conferidas no site do evento.

Músicos Convidados:

Weiwei Le – Violino, China/EUA (University of Nevada, Las Vegas)

Paul Chou – Violino, EUA (Violinista e Regente da Pennsilvanya Sinfonia Orchestra)

Kate Hamilton – Viola (University of Nevada, Las Vegas - EUA)

Solungga Liu – Piano, Taiwan/EUA (Bowling Green State University)

David Witten – Piano, EUA (Montclair State University)

Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba

Sandra Cabral de Aquino – Violino (UFPB)

Hermes Cuzzuol Alvarenga – Violino (UFPB)

Rodrigo de Almeida Eloy Lôbo (OSUFPB)

Marcelo Vasconcelos (OSUFPB)

Ulisses Silva – Viola (UFPB)