Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Debate na UFPB aborda impacto da Reforma da Previdência sobre setor cultural

Debate na UFPB aborda impacto da Reforma da Previdência sobre setor cultural

publicado: 10/06/2019 11h26, última modificação: 10/06/2019 11h26

O Observatório de Políticas Culturais (ObservaCult), grupo de pesquisa e extensão ligado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizará o debate “A Reforma da Previdência e seus impactos para os trabalhadores da cultura”. A mesa-redonda ocorrerá nesta terça-feira (11), às 18h, na Sala de Cinema Aruanda, localizada no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). A entrada é gratuita e aberta ao público. Mas quem tiver interesse em receber certificado, deverá inscrever-se através do link: http://bit.ly/previdenciaecultura.

“A partir da percepção da alta informalidade nas relações de trabalho no setor cultural e os riscos que essa fragilidade do setor representa para seus trabalhadores, o ObservaCult definiu a pertinência de se debater acerca da proposta de Reforma da Previdência que atualmente tramita no Congresso Federal e seus impactos diretos e indiretos sobre os profissionais do setor cultural. Diante de um cenário pouco formalizado, as medidas propostas pela Reforma da Previdência praticamente inviabilizam que muitos profissionais da cultura possam se aposentar com a garantia de direitos previstos hoje no atual modelo. Esses e outros impactos podem ser constatados com a análise entre as mudanças proposta e o perfil dos profissionais das mais diversas áreas que compõem o setor cultural”, argumentam os organizadores do ObservaCult.

A mesa-redonda será composta por quatro debatedores: a produtora cultural Dina Faria, representante do Fórum de Produtores Culturais de João Pessoa; o professor Edson Franco de Moraes, do Departamento de Finanças e Contabilidade da UFPB; a professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFPB, Josineide Bezerra; e o Procurador do Ministério Público Federal, José Godoy. Terá a mediação da pesquisadora Gilvanedja Mendes, do ObservaCult.

A realização da mesa-redonda é fruto do projeto de extensão “Circuito de Debates ObservaCult: Diálogos, Cultura e Sociedade”, aprovado no “Edital UFPB no seu Município (Coex/Prac)”. O projeto visa realizar um circuito de encontros temáticos em formato de mesas-redondas, levando à comunidade artístico-cultural, bem como a toda população pessoense, a possibilidade de refletir e construir soluções viáveis às problemáticas envolvidas numa diversidade de temas pertinentes da atualidade.

O evento é uma realização OBSEVACULT, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR), UFPB e Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Agência de Notícias da UFPB – Com Assessoria