Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Estão abertas as inscrições de grupos de canto para 21º Festival Paraibano de Coros

publicado: 04/05/2023 17h51, última modificação: 04/05/2023 17h51
O evento é uma realização da UFPB e do Governo do Estado da Paraíba

Foto: Elidiane Poquiviqui

A vigésima primeira edição do Festival Paraibano de Coros (Fepac) já tem data marcada, será entre os dias 7 e 12 de novembro. Os grupos de canto corais interessados se apresentar durante o tradicional evento podem realizar a inscrição no período de 1º de maio a 10 de agosto, nas categorias Adulto Feminino, Adulto Masculino, Infantil, Adulto Misto ou Melhor Idade

A inscrição deve ser realizada através do site www.festivalparaibanodecoros.com, por meio de preenchimento da ficha disponível. Os grupos inscritos que forem classificados serão comunicados por e-mail e terão até 10 de setembro para enviar foto recente do coro, relação dos componentes, relação das músicas a serem executadas, e comprovante de pagamento da taxa de inscrição para o e-mail festivalparaibanodecoros@outlook.com

Serão selecionados até 60 coros para compor a programação do 21º Fepac, que é uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) e Pró-reitoria de extensão (Proex), e do Governo do Estado da Paraíba por meio da Funesc, com apoio cultural da Coteminas S/A. Cada apresentação terá até 20 minutos de duração com a execução de 04 músicas a serem escolhidas pelos coros livremente.

A abertura oficial do 21º Fepac vai ocorrer no dia 06 de novembro, na Igreja São Francisco, com participação do coral universitário Gazzi de Sá (UFPB), Coro Encanto (UFCG) e Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. Já as apresentações oficiais dos coros inscritos ocorrem na Sala de Concertos José Siqueira, da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, no período da noite, e serão sempre iniciadas pelos coros infantis e da Melhor idade.

Homenagem ao maestro Tom K

O 21º Festival Paraibano de Coros vai homenagear um dos maiores maestros do canto coral paraibano, Antônio Carlos Batista Pinto Coelho, conhecido na área musical por Tom K. Ele foi professor da Universidade Federal da Paraíba, onde no Departamento de Educação Musical lecionou as disciplinas, Regência, Violão, Linguagem e Estruturação Musical, História da Música, Contraponto, Harmonia e Análise.

O Maestro Eduardo Nóbrega, regente do Coral Gazzi de Sá da UFPB e Coordenador do Fepac, destaca a trajetória de Tom K, que dedicou a maior parte da sua vida ao canto coral, tendo em sua bagagem mais 150 arranjos para coro que são cantados por corais de todo Brasil, e a autoria de três livros de composições para coro publicados pela UFPB. “Portanto nada mais justo essa homenagem, principalmente em vida, para que ele possa ver o quanto foi e será importante para o canto coral paraibano,” finalizou Nóbrega.

Durante a sua trajetória Tom K também regeu o Coro Sinfônico da Paraíba por mais de 15 anos; é fundador do Coro de Câmara Villa Lobos onde foi regente por 10 anos; regeu o Madrigal Paraíba também por 10 anos; foi maestro do Coral da Associação dos Aposentados da Caixa Econômica Federal (Coral APCEF/PB) por 35 anos, além de membro fundador do Laboratório de Composição da UFPB (COMPOMUS). Mesmo aposentado da UFPB, Tom K se dedica ainda a compor e fazer, o qual foi diretor musical por mais de 15 anos.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui com informações do Fepac
Edição: Aline Lins