Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Exposição artística da Pinacoteca da UFPB acontece no Centro Cultural Hotel Globo

publicado: 04/05/2022 13h55, última modificação: 04/05/2022 16h33
Evento será aberto no dia 6 de maio e seguirá até o final do mês

Foto: Divulgação

A partir do dia 06 de maio, parte importante da memória artística da Paraíba estará mais próxima do público, pois a Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) dará início à primeira exposição externa do ano, a ser realizada no Centro Cultural Hotel Globo, localizado no pátio de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa. A abertura da exposição ocorre a partir das 16h, entre as ações da UFPB de valorização da cultura e das artes, com o apoio da Reitoria.

Até o dia 31 de maio, o público poderá conferir uma mostra do acervo artístico da UFPB, com a mostra de 10 pinturas, 03 cerâmicas e 10 gravuras, incluindo obras inéditas do xilo-gravador popular paraibano José Costa Leite, falecido em 2021.

Segundo o coordenador da Pinacoteca da UFPB e curador da exposição, Prof. Gabriel Bechara Filho, do Departamento de Artes Visuais da UFPB, o acervo da Pinacoteca da UFPB é expressivo, tratando-se de um recorte interessante da arte da Paraíba. “Temos obras de grandes artistas não só da Paraíba, como de Pernambuco, Bahia, Alagoas, dentre outros. Então, nesta exposição, novas gerações que não conhecem as obras desses importantes artistas, principalmente as obras antigas desses artistas que mudaram de estilo ao longo da carreira, terão acesso, e isso é importante”, disse o docente.

Outro aspecto do recorte curatorial é a opção pela arte figurativa, com artistas paraibanos destacados das décadas de 60 como Miguel dos Santos e Flávio Tavares, década de 70 como Sandoval Fagundes, José Crisólogo e Fred Svendsen; e da década de 80 como Rosilda Sá, Clóvis Jr. e José Kleber.

Os artistas Madriano Basílio e Davi Queiroz estão presentes na exposição com esculturas expressivas em cerâmica. Também faz parte da exposição a artista pernambucana Virgínia Colares.

Importante equipamento da UFPB, a Pinacoteca tem como vice-coordenadora Marisa Pires Rodrigues, da Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFPB). De acordo com o coordenador Gabriel Bechara, a retomada das atividades presenciais na UFPB, após o período pandêmico, motivou a realização da exposição de parte do acervo da Pinacoteca da UFPB, que está sob guarda do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

“Estamos levando para fora para mostrar esse acervo ao público, espero ter outros espaços onde a gente possa mostrar, afinal, o acervo só tem sentido se puder ser divulgado”, afirmou ele.

A exposição conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A visitação acontece todos os dias, inclusive sábados e domingos, das 8h às 17h30, até o dia 31 de maio. A entrada é gratuita.

Serviço:

Exposição da Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Local: Hotel Globo – Centro Histórico de João Pessoa

Abertura: 06 de maio, às 16h.

Período de exposição: 06 a 31 de maio.

Informações: Instagram @pinacoteca_ufpb e pinacoteca@ccta.ufpb.br

Reportagem: Elidiane Poquiviqui