Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Pós em Comunicação promove seminário e lançamento de livro sobre cinema

Pós em Comunicação promove seminário e lançamento de livro sobre cinema

publicado: 05/07/2019 10h49, última modificação: 05/07/2019 10h49

Primeira edição de ciclo de debates do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB) será dedicado aos estudos de cinema e o lançamento do e-book “A mise en scène cinematográfica: algumas abordagens” será lançado no dia 17 deste mês, às 8h30, no auditório do Departamento de Mídias Digitais (DEMID) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, Campus de João Pessoa.

O e-book “A mise en scène cinematográfica: algumas abordagens” é organizado pelo professor Dr. Bertrand Lira e a pesquisadora Simone de Macedo. A atividade será promovida pelo Perspectivas, ciclo de debates organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, em parceria com  o Grupo de Estudos em Cinema e Audiovisual (GECINE). A mesa será formada pelos sete autores da coletânea: Esmejoano Lincol, Helder Mendonça, Agamenon Porfírio, Jonas Gonzaga, Leonardo Gonçalves, Simone de Macedo e Bertrand Lira, que apresentarão os seus respectivos artigos. A mediação será de André Dib, jornalista, pesquisador e aluno do PPGC.

A obra

Lançado pela Editora Marca de Fantasia, o livro é resultado das pesquisas desenvolvidas pelo GECINE e aborda a mise en scène, aspecto fundamental na construção das narrativas cinematográficas e na produção de sentidos, apresentando múltiplas perspectivas sobre o tema.

Uma parte dos autores entende que a mise en scène engloba os diferentes elementos da produção de um filme, desde a encenação, a cinematografia, a montagem e o som, na construção de uma narrativa e dos significados que a compõem. De forma que tratam do processo inteiro de construção para compreender as escolhas do diretor a partir de sua experiência em determinado contexto de produção.

Outra parte enxerga o assunto com base na concepção de que, embora o diretor faça escolhas relativas a todas as técnicas, não há denominação especial para o controle exercido sobre cada uma delas. Assim, a mise en scène se define em sua relação com a cinematografia e em especial com os enquadramentos fílmicos.

No livro, estudantes e professores da UFPB se debruçaram sobre filmes como “O filho de Saul” (Lásló Nemes, 2015), “A forma da água” (Guillermo del Toro, 2017) e o curta paraibano “Rua sórdida” (Leonardo Gonçalves, 2018) para analisar diferentes aspectos da sua direção, trazendo uma multiplicidade de olhares que levam ao livro uma visão plural acerca dos elementos que compõem a narrativa cinematográfica.

Ciclo de debates

A proposta do Perspectivas é promover uma série de encontros mensais que abordarão temas ligados à Comunicação, como cinema, jornalismo, mídias sociais, entre outros. O evento tem entrada gratuita e terá emissão de certificado. As inscrições podem ser feitas em formulário disponível no link https://tinyurl.com/y4gfpmng. As vagas são limitadas à lotação do auditório.

Agência de Notícias da UFPB – Com Assessoria