Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Professores da UFPB realizam debate sobre a poesia de Augusto dos Anjos

Professores da UFPB realizam debate sobre a poesia de Augusto dos Anjos

publicado: 11/10/2022 18h50, última modificação: 11/10/2022 18h50
Evento contará com lançamento de livro na Fundação Casa de José Américo, nesta sexta-feira (14)

Foto: Divulgação

Professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), críticos literários, realizarão nesta-sexta-feira (14), às 19h30, na Fundação Casa de José Américo, localizada no bairro do Cabo Branco, um debate sobre a importância da poesia de Augusto dos Anjos nos dias atuais.

O debate vai girar em torno das contribuições estéticas do "Eu e outras poesias" para a literatura brasileira e busca protagonizar os textos e o legado do poeta. Os professores Arturo Gouveia, Bernardina Freire, Hildeberto Barbosa Filho, Humberto Hermenegildo e Jairo Cézar são algumas das presenças confirmadas no evento.

O encontro é aberto ao público e a entrada é gratuita. Não é necessário realizar inscrição prévia. A conversa, como reitera o mediador do evento, Prof. Fábio Dantas, do Departamento de Ciências Básicas e Sociais (DCBS), do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da UFPB, trará apontamentos sobre a obra do escritor paraibano e o papel do artista no cenário literário brasileiro.

“A obra de Augusto dos Anjos dialoga muito bem com a contemporaneidade. O livro ‘Eu e outras poesias’, mesmo escrito em 1912, tem notórios traços da pós-modernidade. Ele foi um dos mais vendidos na história da poesia brasileira, um marco histórico extremamente relevante que se dá por meio das informações estéticas e assuntos sociais que o poeta tratou, tendo em vista que sua poesia dialogava com momentos significativos da história”, explicou o professor.

“O poeta representa para a Paraíba o grande potencial artístico cultural que nosso estado tem. Do ponto de vista humanitário ele trabalhava um diálogo empático, a capacidade de se colocar em estado de compaixão humana e, dessa forma, Augusto dos Anjos nos deixou um legado belo que mostra o quanto a poesia nos humaniza. O artista denunciou uma série de problemas sociais e até o último momento não parou de produzir. Agora, queremos seguir protagonizando seus textos e seu legado”, concluiu o professor.

Na ocasião haverá o lançamento do livro “Augusto dos Anjos: Da imanência estética aos diálogos transcedentes”, fruto dos estudos do Prof. Fábio Dantas, que também é pesquisador na área da Literatura.

Dividido em 4 capítulos, o livro faz um levantamento crítico do que já foi produzido sobre Augusto dos Anjos, aponta a importância da obra para a formação crítica de jovens leitores, propõe sugestões para analisar a densidade literária do artista e aborda propostas metodológicas de como se trabalhar a poesia de Augusto dos Anjos no ensino básico e superior.

Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins