Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPB promoverá  aula magna sobre Segurança Cidadã
conteúdo

Notícias

Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPB promoverá  aula magna sobre Segurança Cidadã

publicado: 23/05/2022 10h59, última modificação: 23/05/2022 11h00
Evento acontecerá de forma virtual, na terça-feira, dia 24 de maio

Foto: Angélica Gouveia

Acontecerá na próxima terça-feira, dia 24 de maio, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A aula de abertura do programa, referente ao semestre 2021.1, será transmitida às 10h, por meio da plataforma do Google Meet. O objetivo do evento é promover reflexões sobre segurança pública em diálogo com os direitos humanos e a promoção da cidadania. 

Intitulada de “Segurança Cidadã”, a proposta visa a ampliação das análises a partir da realidade latinoamericana em diálogos com pesquisadores internacionais, como é o caso da Dra. Laura Glanc, professora e pesquisadora do Instituto Universitário de Gendarmería Nacional da Argentina, uma investigadora de referência no país que estará presente na aula magna. 

A aula magna é gratuita, aberta a discentes e docentes da UFPB e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). O convite ainda se estende a profissionais de segurança pública e interessados na temática. Não há limite de vagas e haverá a distribuição de certificados de participação. 

Nelson Gomes Junior, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB, comentou a importância de trabalhar a temática da segurança cidadã e destacou o motivo pelo qual esse assunto foi escolhido para nortear a aula de abertura do PPGDH.

“A segurança pública é uma pauta historicamente importante no Brasil e o diálogo com o campo dos Direitos Humanos tem se mostrado bastante frutífero para avaliação de nossas práticas e proposição de novas políticas públicas”, explicou o professor. 

“Debater a ideia de Segurança Cidadã implica refletir sobre o papel de todos nós no campo da segurança pública, bem como a consciência de que a segurança não deve ser resumida à ação policial. Nesse sentido, o diálogo com a sociedade, movimentos sociais, universidades e poder público de um modo geral mostra-se necessário e frutífero”, concluiu Nelson Gomes.

Para participar do evento, não é necessário realizar inscrição prévia.  Os interessados deverão acessar o link: https://meet.google.com/dzn-tqbz-hhx, no dia e horário marcado.

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Foto: Angélica Gouveia