Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB promove concerto com pianista de Jazz

publicado: 25/10/2022 16h57, última modificação: 25/10/2022 16h57
O pianista Thomas Törnheden reside em Estocolmo e se apresenta neste sábado (29), com entrada franca

Foto: Divulgação

O pianista sueco Thomas Törnheden se apresenta na Sala de Concertos Radegundis Feitosa da UFPB, neste sábado (29), às 16h, com entrada franca. O Professor é docente de jazz piano da Örebro Universitet da Suécia e se encontra na UFPB como professor visitante, através do Programa Linnaeus-Palme de intercâmbio acadêmico entre as duas instituições, que conta com financiamento integral do governo sueco.

O concerto é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. Dentro deste mesmo projeto, a UFPB está também recebendo os professores Hans Balstedt (violão) e Lena Johnson (piano erudito e uma das coordenadoras do projeto). Da mesma forma, três docentes da UFPB se encontram na instituição parceira, na condição de professor visitante: Anderson Mariano (guitarra), Hélio Medeiros (acordeom) e Luciana Noda (piano). Cada docente fica cerca de um mês na instituição parceira.

O concerto é uma oportunidade para que o público possa conhecer um pouco do estilo e repertório que o docente está trabalhando os alunos da área de música da UFPB. Neste concerto, a intensão do pianista é de mesclar estilos e influências diferentes. Apresentando algumas de suas próprias composições, além de fazer incursões de improvisação baseadas em peças clássicas, jazz, canções folclóricas suecas e na música brasileira.

Ainda como parte do Acordo de Cooperação Acadêmica UFPB-Örebro Universitet, o programa inclui o intercâmbio de quatro alunos de cada universidade, que estudam um semestre integral na instituição parceira. Desde agosto passado, quatro alunos suecos estão em João Pessoa, frequentando os cursos de música, enquanto quatro alunos paraibanos estão em Örebro até janeiro, inteiramente custeados pelo projeto. Já no início de 2023, um novo grupo de estudantes realiza o intercâmbio. No âmbito da UFPB, o projeto é capitaneado pelo PPGM e tem o apoio da Agência de Cooperação Internacional e da Reitoria da Instituição.

Sobre o pianista:

Thomas Törnheden é um pianista de jazz baseado em Estocolmo, Suécia. Ele nasceu em Mariestad, uma pequena cidade na zona rural da Suécia, e começou a tocar piano aos 6 anos de idade. Depois continuou a estudar piano clássico no College of Music de Malmö com o professor Michail Wesolowski. Desde então, tem colaborado com uma vasta quantidade de músicos e artistas e trabalhado em diversos gêneros musicais. Mais notável talvez seja sua colaboração com os músicos brasileiros Kiko Freitas e Ney Conceição, explorando os diversos estilos da música sueca, da música brasileira e do jazz, que resultou em um CD gravado e lançado em 2018.

Thomas Törnheden é também um aclamado professor de música e atualmente trabalha na Escola de Música da Universidade de Örebro como professor de piano, e em uma escola para jovens estudantes de música chamada Södra Latin School of Music, em Estocolmo.

* * *
Reportagem: Ascom/UFPB com informações do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação