Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Projeto da UFPB realiza evento online com leitura de clássicos da mitologia grega adaptada ao público infanto-juvenil

publicado: 04/05/2022 16h26, última modificação: 04/05/2022 16h36
O evento acontece aos sábados, a partir das 16h, durante os meses de maio e junho

Foto: Pexels/Karolina Grabowska

“Era uma vez”, uma frase mágica que pode abrir portas de castelos, caminhos para viagens fantásticas e jornadas que parecem sonhos. Essas são as palavras iniciais de vários contos de fadas da literatura infanto-juvenil. Com a proposta de ir além das fábulas e introduzir na leitura de crianças e adolescentes clássicos sobre mitologia grega, o grupo de estudos Lectio Classica – Línguas e Literaturas clássicas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dá início, no próximo dia 07, ao projeto “Leitura dos Clássicos para o público infanto-juvenil”.

Trata-se de uma iniciativa com leituras de adaptações, ao público infanto-juvenil, de mitos e histórias do universo grego, escritas pelo autor Monteiro Lobato. As leituras serão realizadas por meio de lives pelo Canal do YouTube Lectio Clássica, aos sábados, durante os meses de maio e junho, com início sempre às 16h.

Para o projeto, serão utilizadas as obras O Minotauro, Doze Trabalhos de Hércules e Fábulas, versão em quadrinhos. As leituras serão realizadas por Luciene Brito, graduanda do curso de Letras Clássicas (Grego e Latim), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB.  Segundo os organizadores, será priorizada uma linguagem simples, que facilite a compreensão do público de crianças e jovens. Alguns objetos lúdicos como bonecos e cenários vão complementar o momento de leitura.

De acordo com Hamilton Medeiros, um dos membros do grupo Lectio Classica e estudante do mestrado em Letras (PPGL), “o projeto tem por objetivo proporcionar às crianças e jovens, através da leitura, o conhecimento de narrativas que foram fundamentais no processo educacional, religioso e social da cultura grega antiga e que foi utilizada como modelo por culturas posteriores”, afirma.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lectioclassica@gmail.com ou pelo perfil de Instagram @lectioclassica .

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins