Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Projeto de extensão exibe filmes franceses com foco no maio de 68

Projeto de extensão exibe filmes franceses com foco no maio de 68

publicado: 14/05/2019 09h26, última modificação: 14/05/2019 09h26

A UFPB por meio do Grupo de Estudos e Estética, Técnica e Sociedade do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) em parceria com a Associação de Professores de Francês da Paraíba (APFPB) realiza a segunda sessão do projeto intitulado “Estética, Poder e Relações Interculturais no Cinema Francófono”. Esta sessão exibirá o filme “Loucuras de uma primavera”, seguida por debate.

A segunda sessão está marcada para esta quinta-feira (16), às 17h, no auditório José Marques do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O evento com foco no maio de 1968 gratuito e aberto ao público em geral será seguido com um debate com Miqueli Michetti, professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB, doutora em Sociologia da Cultura pela Unicamp. A mediação será de Aécio Amaral, coordenador do projeto e professor do Departamento de Ciências Sociais da UFPB.

O filme "Loucuras de uma primavera" (Milou en Mai, França, 1990) tem direção de Louis Malle. A ficção é um dos últimos filmes do premiado diretor. Ambientado no bucólico ambiente de uma casa no campo onde a matriarca acaba de falecer e notícias sobre as barricadas em Paris causam efeitos curiosos na família em luto. Entre conflitos de ideias e gerações, Malle compõe uma visão crítica e bem humorada sobre ilusões, questionamentos e valores em torno do Maio de 68.

Viabilizado pelo Grupo de Estudos em Estética Técnica e Sociedade do DCS o ciclo de filmes e debates conta ainda com as seguintes parcerias: Embaixada da França no Brasil/INSTITUT FRANÇAIS; Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine; Idioma Sem Fronteira - Francês; Departamento de Mediações Interculturais da UFPB; com apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB

O projeto seguirá em dez sessões ao longo do ano, sendo que em maio toda a programação será voltada para discussões em torno do Maio de 68 e sua pertinência em temas atuais. Além do filme de retomada do projeto, fazem parte do cronograma deste mês: “Os Panteras Negras” (Black Panthers, 1968), de Agnès Varda e “Eu, um negro” (Moi, un noir, 1958), de Jean Rouch.

Além da mostra, o projeto iniciará ainda este mês, no Campus da UFPB, um curso em dez módulos que se relacionam com os filmes e leituras afins. A certificação de participação nas duas atividades (mostra de filmes e curso) para membros internos e externos à UFPB e IFPB serão feitas via lista de presença, sem necessidade de inscrição prévia. O certificado só será emitido com o preenchimento do requisito de 70% de frequência.

Agência de Notícias da UFPB – Marcos Figueiredo