Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB sedia o Segundo Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste

UFPB sedia o Segundo Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste

publicado: 06/05/2019 10h33, última modificação: 06/05/2019 10h33

De 29 a 31 deste mês acontece no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa, o “Segundo Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste (COPENE)”. O evento tem como tema “Epistemologias Negras e Lutas Antirracionais”.

O evento é uma realização do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UFPB e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Guarabira, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e Religiões e Cultura Afro-Brasileira no Espaço Escolar (GEINCOS/UFPB).

Durante os três dias do congresso os pesquisadores poderão apresentar comunicação nas Sessões Temáticas e relatos de experiências afro-pedagógicas. Os estudantes poderão apresentar pôsteres sobre diversos temas e também relatos de experiências Afro-pedagógicas. A programação ainda conta com conferência de abertura, mesas de debate, lançamento de livros e oficinas.

A logomarca do II COPENE Nordeste refere-se à ancestralidade africana, a partir dos símbolos Adinkra que remete à cultura dos povos Akam que habitam a África Ocidental, em específico os países de Gana e Costa do Marfim.

Segundo a organização, foi escolhida a Adinkra Fawhodie, cuja insígnia representa independência, liberdade e emancipação. Tal signo vincula-se ao contexto de lutas da população afro-brasileira, no passado e no presente. Este grupo social tem buscado construir novas perspectivas de produção e conhecimento científicos e a valorização de saberes ancestrais, assim como sua atuação passa pela defesa de uma sociedade que reconheça a diversidade cultural e possibilite a construção de relações sociais e equânimes.

Outras informações e detalhes do II COPENE Nordeste podem ser conferidos no endereço eletrônico: https://www.copenenordeste2019.abpn.org.br/.

Agência de Notícias da UFPB – Marcos Figueiredo