Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > Estudantes da UFPB podem se candidatar a bolsas para 22 mestrados na União Europeia
conteúdo

Notícias

Estudantes da UFPB podem se candidatar a bolsas para 22 mestrados na União Europeia

publicado: 05/09/2022 18h16, última modificação: 05/09/2022 18h16
Oportunidades são pelo Erasmus Mundus, programa de cooperação do bloco político-econômico

Foto: Vectonauta/Freepik

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) podem se candidatar a bolsas para 22 mestrados com inscrições abertas na União Europeia. As oportunidades são oferecidas por intermédio do Erasmus Mundus, programa de cooperação internacional estudantil do bloco político-econômico. As bolsas sanduíches e integrais são na modalidade Erasmus Plus, que envolve pelo menos dois, três ou quatro países diferentes.

As vagas são para as áreas de Engenharia de Metais e Minerais Sustentáveis, Mestrado Europeu em Direito, Dados e Inteligência Artificial, Engenharia Sustentável de Biomassa e Bioprodutos, Inteligência Artificial em Química, Mestrado Internacional em Descoberta de Medicamentos Sustentáveis, Mestrado em Cibersegurança, Dinâmica de Sistemas de Energia Baseada em Renováveis, Empreendedorismo de Impacto, Política de Desenvolvimento Global, Mestrado Internacional em Medicina Inovadora  e Mestrado Internacional de Ciências dos Solos e Mudanças Globais.

Além disso, Pesquisa e Inovação no Ensino Superior, Culturas de Mídia Artista, Política de Educação para o Desenvolvimento Global, Mestrado em Estudos da Mulher e do Gênero, Mestrado Europeu em Engenharia, Tecnologia e Negócios de Sistemas de Alimentação Sustentáveis, Engenharia Mecatrônica, Mestrado Conjunto Europeu em Serviço Social com Crianças e Jovens, Saúde de Plantas em Sistema de Cultura Sustentável, Mestrado Europeu em Melhoramento Animal e Genética, Sistemas de Energia Inteligentes Descentralizados e Gerenciamento e Análise de Big Data.

“Atualmente existem 163 cursos de mestrados com inscrições abertas. Entre eles, esses podem interessar diretamente aos estudantes da UFPB. É preciso acessar a página das instituições [para obter mais informações sobre os programas de pós-graduação]”, afirma José Humberto Vilar da Silva, coordenador de acompanhamento e avaliação dos programas e cursos de pós-graduação stricto e lato sensu da Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da UFPB.

Terão prioridade projetos de pesquisa que destaquem inclusão e diversidade, transformação digital, meio ambiente e combate às transformações climáticas.

Para se inscrever, é necessário apresentar os seguintes documentos: diploma de graduação, histórico acadêmico, carta de recomendação, carta de motivação, certificado de proficiência em inglês ou em outra língua estrangeira do país selecionado para fazer o curso, documento de identidade (passaporte).

“Nas opções de candidaturas, é preciso marcar a opção de programa Erasmus Plus e marcar a opção de bolsa Erasmus Plus. Os estudantes devem ter cuidado com os prazos – a candidatura para bolsas termina antes da candidatura para o curso. Por exemplo, a candidatura para bolsas termina em fevereiro ou dezembro do ano anterior e para o curso vai de abril a outubro de cada ano”, explica José Humberto Vilar da Silva.

De acordo com o coordenador de acompanhamento e avaliação da PRPG da UFPB, se o prazo de candidatura para bolsas em determinado programa de mestrado tiver acabado no âmbito da Erasmus Plus, existem outras opções. “Na página do curso, você pode encontrar novas modalidades de bolsa ou de auxílio estudantil. Porém, se não tiver mais opções, é só aguardar a abertura do prazo no ano que vem”. Na avaliação de José Humberto Vilar da Silva, a participação dos estudantes da UFPB no Erasmus Mundus ainda é modesta. “Esperamos que seja ampliada nos próximos anos”, diz.

O Erasmus Mundus é um programa de cooperação internacional estudantil criado em 2004 pela União Europeia para fomentar o intercâmbio e a mobilidade individual e de grupos estudantis voltados para aprendizagem, cooperação, qualidade, inclusão e equidade, excelência e inovação em nível das organizações políticas no domínio do ensino e formação, promoção da mobilidade para aprendizagem não formal e informal com participação ativa entre os jovens, assim como a mobilidade para fins de aprendizagem de pessoal da área desportiva. Dispõe, atualmente, de um orçamento estimado em 26,2 milhões de euros.

Veja, abaixo, os mestrados com inscrições abertas:

Engenharia de Metais e Minerais Sustentáveis oferecido na Finlândia, Áustria, Croácia e Chile;

Mestrado Europeu em Direito, Dados e Inteligência Artificial com sedes na Irlanda, França, Espanha e Itália;

Engenharia Sustentável de Biomassa e Bioprodutos, oferecido na Polônia, Espanha e Finlândia;

Inteligência artificial em Química, oferecido na França, Itália, Eslovênia, Portugal, Rússia, Israel e Ucrânia;

Mestrado internacional em Descoberta de Medicamentos Sustentáveis, ofertado na Bélgica, França, Polônia e Holanda;

Mestrado em Cibersegurança, com sede na França, Luxemburgo e Bélgica;

Dinâmica de sistemas de Energia baseada em Renováveis, oferecido em IES da França, Espanha, Alemanha, România;

Empreendedorismo de impacto com sede na Bélgica, Lituânia e Croácia;

Política de desenvolvimento global com sede em Checoslováquia, Itália e França;

Mestrado internacional em Medicina Inovadora oferecido na Holanda, Chile, México, Brasil, Colômbia, Alemanha e Suécia;

Mestrado Internacional de Ciências dos Solos e Mudanças Globais ofertado na Bélgica, Dinamarca, Alemanha e Áustria;

Pesquisa e inovação no Ensino Superior ofertado na Áustria, Hungria, Índia, China, Alemanha e Finlândia;

Culturas de Mídia Artista oferecido na Áustria, Dinamarca, Singapura e Polônia;

Política de Educação para o Desenvolvimento Global com sede na Espanha, Alemanha, Reino Unido e Cípria;

Mestrado em Estudos da Mulher e do Gênero com oferta na Espanha, Itália, Reino Unido, Holanda, Polônia;

Mestrado Europeu em Engenharia, Tecnologia e Negócios de Sistemas de Alimentação Sustentáveis que será oferecido na Bélgica, Portugal, Alemanha e Irlanda;

Engenharia mecatrônica com oferta de cursos na Espanha, Rússia, Egito, França e Alemanha;

Mestrado Conjunto Europeu em Serviço Social com Crianças e Jovens oferecido na Lituânia, Portugal, Eslováquia e Lituânia;

Saúde de Plantas em Sistema de Cultura Sustentável oferecido na Espanha, Itália, Alemanha e França;

Mestrado Europeu em Melhoramento Animal e Genética ofertado na Áustria, França, Holanda, Suécia, Alemanha e Noruega;

Sistemas de energia inteligentes descentralizados oferecidos na França, Itália, Suécia e Espanha;

Gerenciamento e Análise de Big Data ofertado na Bélgica, França, Holanda, Espanha, Alemanha e Itália.

* * *
Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins
Foto: Vectonauta/Freepik