Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > INEP publica editais do ENEM 2022

INEP publica editais do ENEM 2022

publicado: 29/04/2022 16h35, última modificação: 29/04/2022 16h41
Interessados em cursar graduação na UFPB devem participar da avaliação

Foto: Angélica Gouveia

Os interessados em ingressar como estudantes em um dos cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba em 2023 devem ficar atentos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 29 de abril, os editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, para as versões impressa e digital.

A Pró-Reitora de Graduação da UFPB, Profa Silvana Maciel, destaca que todos os cursos de graduação ofertados pela Universidade, seja na modalidade presencial ou à distância, utilizam a nota do ENEM no processo de seleção para ingresso, desta forma é importante que os interessados participem das provas do Enem, que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Para isso, as inscrições poderão ser feitas entre 10 e 21 de maio, pela Página do Participante. As cidades de aplicação do Enem impresso podem ser consultadas no portal da instituição. Já os locais do Enem Digital estão listados no edital e, também, na página do Enem, no site do Instituto. O valor da taxa de inscrição será de R$ 85,00.

Como novidade o Inep incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

Outra inovação é com relação ao tratamento por nome social. O participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Já aqueles que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela página do participante.

O Exame será constituído de quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação em Língua Portuguesa. A avaliação será estruturada a partir de matrizes de referência disponíveis no Portal do Inep. As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

As informações para a realização do Enem na versão impressa estão disponíveis no edital nº 33/2022. As provas do Enem digital no estado da Paraíba poderão ser realizadas nas cidades de Campina Grande, com 1.400 vagas, e João Pessoa, com 2.300 vagas, conforme consta no edital nº 34/2022. O INEP alerta que após a inscrição não será possível trocar o modelo de aplicação da prova, do impresso para o digital, por exemplo.

Calendário do Enem 2022:

Inscrições: 10 a 21 de maio