Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > Inscrições abertas para o curso de Comunicação e Escrita Científica

Inscrições abertas para o curso de Comunicação e Escrita Científica

publicado: 08/09/2022 13h01, última modificação: 08/09/2022 13h01
O curso aplica-se a todas as áreas científicas, é online e totalmente gratuito

Foto: Angélica Gouveia

Estão abertas as inscrições para o curso de Comunicação e Escrita Científica 2022, promovido pela Divisão de Publicações da American Chemical Society (ACS). O curso será ministrado pelo Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, Editor Executivo do Journal ACS Applied Materials & Interfaces e Professor Titular do Instituto de Física da USP – São Carlos.

No curso serão abordados os aspectos mais relevantes para a comunicação e escrita científica, incluindo a estruturação de cada uma das sessões que compõem um artigo científico, com recomendações sobre pontos essenciais considerados por editores, além de estratégias para uma escrita mais efetiva em língua inglesa.

As habilidades de comunicação e escrita científica são essenciais para o sucesso do pesquisador, uma vez que tais skills são fundamentais para garantir impacto e visibilidade das pesquisas publicadas.

Serão 03 aulas online, nos dias 06, 13 e 20 de outubro, sempre às 15h, com duração média de 1 hora e meia por aula.  Serão tratados temas como a anatomia de um artigo científico: descrição detalhada das várias seções de um artigo, o que devem conter, com ênfase especial para resumos; estratégias para uma escrita em língua inglesa mais efetiva, e 10 dicas para escrever seu artigo científico.

O curso aplica-se a todas as áreas científicas, é online, totalmente gratuito e com capacidade para até 3 mil participantes simultâneos na sala do zoom.

As inscrições estão disponíveis até o dia do evento pela internet, os certificados, serão emitidos pela American Chemical Society (ACS) após 20 de novembro a todos que participarem integralmente do curso. Informações adicionais podem ser requisitadas pelos e-mails: mgrassi@acs-i.org e v_junior@acs.org. A realização do curso recebe o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq-UFPB) e outras organizações.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins