Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 11º Talento Científico Jovem da UFPB premia alunos e professores de ensino fundamental e médio
conteúdo

Notícias

11º Talento Científico Jovem da UFPB premia alunos e professores de ensino fundamental e médio

publicado: 07/12/2022 18h55, última modificação: 11/12/2022 09h13
Ao todo, 59 trabalhos foram premiados

Foto: Aline Lins

A 11ª edição do "Talento Científico Jovem", promovida pelo Departamento de Biologia Molecular do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), premiou 59 trabalhos realizados por alunos e professores do ensino fundamental, médio e técnico, de escolas públicas e privadas, durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (7), no auditório da Reitoria.

De acordo com o coordenador da 11ª edição do Talento Científico Jovem, Prof. Clayton Zambelli Oliveira, do Departamento de Biologia Molecular, os trabalhos desenvolvidos pelas 59 equipes, que receberam certificados de reconhecimento, englobam diferentes áreas, como das ciências exatas, humanas, biológicas e da saúde, nas categorias Fundamental, Ensino Médio e Visitante. Conforme o docente, o objetivo do projeto é estimular o desenvolvimento de talentos e motivar o aprendizado nas áreas da ciência. 

“Quando cada aluno participa envolvendo a escola juntamente com seus professores, acaba criando e proporcionando um momento de interação entre eles e um jeito diferente de aprendizado, e isso acaba estimulando e incentivando cada vez mais o ensino dentro da escola e esse vínculo entre a universidade pública e as escolas do estado da Paraíba e de outros estados”, explicou o Prof. Clayton Zambelli Oliveira.

A Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, em seu discurso de abertura do evento, destacou a disposição e a dedicação voluntária do Prof. Clayton Zambelli a esse projeto, com o propósito de estimular a ciência e motivar os alunos a se tornarem pesquisadores, fazendo a diferença na formação dos alunos. 

“Essa iniciativa é muito importante por estar estimulando essa curiosidade que muitas vezes acontece nas crianças e que não é aproveitada. Esse estímulo motiva o estudo, o conhecimento e a formação de um cientista, que no futuro vai trazer desenvolvimento e melhoria à qualidade de vida das pessoas em geral”, disse a Vice-reitora.

Orientadora de vários grupos de alunos, a professora Michele Lima da Silva, da Escola Cenecista João Régis Amorim (CNEC), acredita no potencial dos estudantes e de seus trabalhos, e entende que o projeto Talento Científico Jovem é importante para o desenvolvimento dos alunos. “É muito mais do que uma nota, eles se incentivam, eles se jogam, a gente faz chamada de vídeo, eles gostam demais de fazer isso, têm o incentivo à pesquisa, eles socializam mais, um incentiva o outro, eles realmente pesquisam, analisam os dados e se esforçam”, afirmou a professora.     

Do mesmo colégio (CNEC), os alunos Pedro Lucas Santos de Vasconcelos e Eduardo Barbosa de Almeida, contaram que desenvolveram um estudo sobre como escolher os alimentos ideais no dia a dia e evitar alimentos processados. Para eles, é fundamental a conscientização das pessoas sobre a importância da alimentação saudável.   

O estudante Hugo Pontes Duarte estudou os efeitos da atividade física no corpo humano para a melhoria da qualidade de vida. Para ele, que tem apenas 13 anos e participou do projeto Talento Científico Jovem pela primeira vez, é uma honra ter tido seu trabalho premiado. “Eu não estou acostumado com isso e foi muito legal receber esse certificado, fruto de esforço e trabalho duro mesmo”, afirmou o aluno. 

O projeto teve início em 2011 e um dos objetivos é fortalecer o ensino fundamental e médio, incorporando a participação desses professores e alunos à universidade pública, fomentando o processo de descoberta de talentos científicos das redes municipal e estadual de ensino, tanto pública quanto privada. 

Confira os trabalhos premiados no site do evento e mais informações no perfil do Instagram do projeto.

* * *
Reportagem: Aline Lins
Fotos: Aline Lins
Ascom/UFPB