Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 1ª Corrida do Servidor Público UFPB marca retomada de corridas de rua em João Pessoa
conteúdo

Notícias

1ª Corrida do Servidor Público UFPB marca retomada de corridas de rua em João Pessoa

publicado: 07/11/2021 16h00, última modificação: 07/11/2021 16h43
Evento foi incluído no circuito de corridas oficiais da capital paraibana

A 1ª Corrida do Servidor Público UFPB aconteceu neste domingo (07) e marcou a retomada das corridas de rua em João Pessoa. Mais de 500 corredores participaram do evento, organizado nas categorias de "Público Geral” e “Servidor UFPB”, ambas com percursos de 5km e 10km, e dezenas de atletas foram contemplados com medalhas, troféus e brindes. 

Confira a lista dos atletas e os resultados neste link. 

O atleta cadeirante Daniel da Silva Santos, 29 anos, que chegou em primeiro lugar na categoria “Pessoa com Deficiência (PcD) cadeirante e não cadeirante”, disse que está em seus planos correr maratona e representar a Paraíba como PcD.Essa iniciativa da UFPB é muito importante, tendo em vista que falta mais empenho do poder público de dar incentivo ao esporte”, comentou. 

Primeiro lugar nos 5km masculino, Luan Tobias Santos da Silva, aluno de Antropologia da UFPB, disse que é gratificante participar da prova na UFPB. “Vir para cá e ser campeão dos 5km é gratificante demais, só tenho a agradecer a todo mundo”, disse. 

O agricultor Flávio José da Silva, do município de Mari (PB), contou que veio para João Pessoa exclusivamente para correr no evento e conquistou o segundo lugar nos 5km. “Eu estou voltando às atividades agora, para mim foi show de bola!”, comemorou o atleta. 

O Prefeito de João Pessoa Cícero Lucena também correu na prova dos 5km masculino geral na faixa etária dos 60+ e conquistou a primeira posição. “Você não imagina a minha alegria de estar participando desse evento esportivo e é o que nós queremos para a nossa cidade, pois além de lazer, também melhora a nossa qualidade de vida. E a minha alegria se amplia quando eu vejo a UFPB interagindo com toda a comunidade, inclusive na área de esporte”, afirmou o Prefeito. 

A Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, explicou que essa 1ª edição da corrida promovida pela UFPB é imprescindível nesse momento de retomada das atividades presenciais na Universidade. “É um marco para que as pessoas possam interagir novamente, depois de tanto tempo distantes. Esse encontro vai muito além de uma simples corrida, é também uma motivação para que a gente perceba o quanto é importante estarmos juntos presencialmente e o quanto isso é bom e é possível”, afirmou a Vice-reitora. 

A Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Rita de Cássia Pereira, disse que a expectativa é que a corrida da UFPB se torne um evento de destaque nos âmbitos local, regional e nacional. “E também estimula os nossos servidores à prática de esportes, o que é muito bom para a nossa saúde”, acrescentou a Profa. Rita de Cássia.

 

Além disso, com caráter inclusivo, muitos participantes compareceram com a família, com os filhos e animas de estimação, por exemplo. Foi um domingo de vitórias, de festa, de agradecimento e muita superação. 

Também com um objetivo social, o evento conseguiu arrecadar aproximadamente meia tonelada de alimentos que serão doados para instituições sem fins lucrativos do entorno da Universidade, na ocasião do Natal Solidário da UFPB.

Em 2021, a Corrida do Servidor da UFPB foi incluída no circuito de corridas oficiais de João Pessoa. A competição contou com arbitragem da Federação Paraibana de Atletismo. A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed), Sicredi Creduni, Instituto Alpargatas, Santa Clara, Marcus Inácio e PolyBalas.

***
Reportagem: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias e Aline Lins