Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental está com inscrições abertas
conteúdo

Notícias

1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental está com inscrições abertas

publicado: 15/07/2021 14h51, última modificação: 15/07/2021 14h51
Evento promovido pela OPAS, Funasa e Ministério da Saúde seleciona experiências em saúde ambiental até 31 de julho

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental, que tem o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em sua divulgação. O evento, que acontece dia 27 de setembro, é promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Ministério da Saúde com o objetivo de estimular o debate e compartilhar as pesquisas na área de saúde ambiental.

As inscrições, que estão abertas até o dia 31 de julho, são gratuitas e podem ser realizadas via formulário. Podem participar profissionais de saúde, profissionais que atuam na vigilância ou promoção de saúde ambiental, das Superintendências Estaduais da Funasa, secretarias de saúde, assim como de entidades filantrópicas e organizações da sociedade civil.

As linhas temáticas para inscrições dos trabalhos são: Água para consumo humano, Água, saneamento e higiene (WASH) e gênero, Acesso a serviços de saneamento básico, Educação em saúde ambiental, Saúde ambiental e Covid-19, Saúde ambiental infantil, Territórios sustentáveis e saudáveis, Vigilância em saúde ambiental, Articulação e atuação integrada em saúde ambiental, Gestão e Governança em saúde ambiental. Outras informações podem ser obtidas por meio do edital publicado na página do evento.

Segundo a Vice-reitora da UFPB, a Profa. Liana Albuquerque, o evento conta com total apoio da Instituição, pois está alinhado com os objetivos e propósitos de uma universidade sustentável. O ser humano necessita, fundamentalmente, estar em harmonia com o ambiente em que está inserido para se sentir seguro e saudável. Diante disso, a gestão da Universidade Federal da Paraíba tem se preocupado constantemente com as questões ambientais, seja no âmbito das energias renováveis, na possibilidade de reuso e aproveitamento de água, na preservação das matas, compostagem de resíduos orgânicos e outras questões”, ressaltou a gestora.

A seleção das experiências ocorrerá em duas etapas. A primeira será uma avaliação feita por um comitê composto pela OPAS, Funasa e Ministério da Saúde e pode contar com a participação de especialistas reconhecidos nacionalmente nos temas das experiências avaliadas. A segunda ocorrerá por meio da seleção de três experiências exitosas por linha temática.

O resultado final será divulgado em 6 de setembro, e os trabalhos selecionados farão parte de uma publicação da OPAS. As demais pesquisas serão citadas no formato de anais na mesma publicação. Os autores dos trabalhos selecionados em primeiro lugar de cada linha temática apresentarão sua experiência em evento sobre o Dia Mundial da Saúde Ambiental, que é comemorado em 26 de setembro.

* * *
Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Ascom/UFPB
Foto: Divulgação