Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 2º dia de coleta de sangue na UFPB acontece nesta quarta-feira (22)

2º dia de coleta de sangue na UFPB acontece nesta quarta-feira (22)

publicado: 21/09/2021 17h28, última modificação: 23/09/2021 12h54
Interessados em doar devem comparecer ao local das 7h30 às 16h

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Reitoria e do Centro de Referência em Atenção à Saúde da UFPB (CRAS), em parceria com o Hemocentro de João Pessoa, realiza, nesta quarta-feira, 22, a segunda ação de coleta de sangue no ponto localizado no Campus I, em João Pessoa. O espaço vai funcionar das 7h30 às 16h, no CRAS Clínica I, e podem ser doadores tanto a comunidade universitária quanto o público externo.

Os interessados em doar podem comparecer ao local, para atendimento por demanda espontânea, ou agendar, previamente, por meio do número de telefone do Hemocentro: (83) 3133-3473.

A Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, destacou a importância do ponto de coleta de sangue na UFPB por atender a uma região mais afastada do centro da cidade e de fácil acesso às linhas de ônibus, localizado próximo a bairros como Bancários, Mangabeira e Valentina, por exemplo.

A finalidade da iniciativa é estimular a doação de sangue e abastecer os estoques do hemocentro da capital. O primeiro dia de funcionamento do ponto de coleta da UFPB – localizado no prédio da antiga Prefeitura Universitária, ao lado do Instituto Paraibano do Envelhecimento (IPE) – ocorreu na quarta-feira (14), como fruto da campanha UFPB pela Vida. Na ocasião, a ação superou as expectativas e o Hemocentro bateu a meta de doações recebidas.

Acreditamos que esta será sempre uma ação exitosa do Hemocentro na UFPB. A expectativa era de 30 doações/dia, e no primeiro dia conseguimos 49. Se batermos novamente essa meta, nos sentiremos mais seguros em relação ao estoque do banco de sangue para atender a toda sociedade paraibana”, disse a Vice-Reitora.

Para ser doador é necessário observar alguns pré-requisitos, como, ter entre 16 e 69 anos, sendo que com 16 e 17 anos os doadores devem comparecer acompanhados de representante legal, e a partir dos 60 anos se já for doador, ter peso acima de 50kg, portar documento oficial com foto, ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior à doação, não ter ingerido bebida alcoólica e comparecer bem alimentado. Pessoas que tiveram a Covid-19 também podem doar, desde que já tenham passado 30 dias da cura. Para quem foi vacinado, a orientação é quinze dias após qualquer vacina.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Divulgação