Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 3° Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB divulga programação completa

Ao todo, 24 músicos brasileiros e estrangeiros prometem encantar o público paraibano
publicado: 02/08/2019 17h47, última modificação: 09/08/2019 16h44
Cineasta Vladimir Carvalho, compositor Pedro Santos e o produtor musical Marcus Vinícius serão homenageados. Crédito: Divulgação

A organização do 3° Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB divulgou a programação completa do evento. Ao todo, vão se apresentar 24 músicos brasileiros e estrangeiros, mais os da Orquestra Sinfônica da UFPB. Todas as atividades também estão disponíveis na página oficial do festival.

Os concertos serão realizados de 9 a 16 de agosto, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I, em João Pessoa. Depois de tributos às artes plásticas e à literatura paraibanas, respectivamente na 1° e 2° edição, desta vez o festival homenageará o cinema do Estado.

Com troféu confeccionado pelo artista plástico Wilson Figueiredo, natural de Patos, no Sertão da Paraíba, serão condecorados o cineasta Vladimir Carvalho, integrante do movimento Cinema Novo nas décadas de 1960 e 1970, que reivindicou erudição e igualdade social nas produções fílmicas brasileiras; o compositor Pedro Santos, falecido em 1986, autor de trilhas sonoras de filmes como Os Romeiros de Guia, do próprio Vladimir Carvalho, e Menino de engenho, de Walter Lima; e o produtor musical Marcus Vinícius.

Os espetáculos, abertos ao público, contarão com a participação do pianista David Witten, da Montclair State University, e do maestro norte-americano Paul Hsung-Ling Chou. O violinista francês Bernard Zinck, da University of Wisconsin-Milwaukee, a violista Kate Hamilton, da University of Nevada Las Vegas, e o pianista concertista Luiz Gustavo Carvalho (Brasil/Rússia) também darão o ar das suas graças.

Com estes nomes de peso, consolida, de uma vez por todas, a internacionalização do Programa de Pós-graduação em Música da UFPB. “O festival busca fortalecer o programa, por meio do intercâmbio artístico e de parcerias com instituições de ponta na área de música, como parte do processo de internacionalização. Também tem a finalidade de estimular a produção artística de professores e de estudantes da UFPB e de outras instituições, com as masterclasses e debates”, afirma Felipe Avelar Aquino, organizador do evento.

Durante o festival, o livro Interseções: um diálogo interartístico em torno da música será lançado pela Editora UFPB, com textos inspirados em obras executadas na edição passada. O evento é uma ampliação de séries de concertos internacionais realizadas desde 2013. Esta 3° edição é uma iniciativa da área de Práticas Interpretativas da pós em música e tem curadoria cinematográfica dos professores João de Lima e Fernando Trevas, além do sociólogo Marcus Alves.

Ascom/UFPB