Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 4ª edição do encontro de pós-graduação da UFPB começa nesta segunda (19)

4ª edição do encontro de pós-graduação da UFPB começa nesta segunda (19)

Evento abordará pesquisas e ações de enfrentamento da pandemia de covid-19
publicado: 19/10/2020 16h32, última modificação: 19/10/2020 16h32
Em abril deste ano, pesquisadores da UFPB anunciaram o desenvolvimento de respirador portátil de baixo custo, iniciativa que ganhou repercussão mundial. Foto: Abel Lima Filho

O IV Encontro Institucional de Pós-Graduação (Enip) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) terá início nesta segunda-feira (19), às 18h, com a mesa-redonda “Aspectos da pandemia e seus impactos sobre o ensino remoto na pós-graduação da UFPB”.

O evento, transmitido pelo canal da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da federal paraibana, ocorrerá até a próxima sexta-feira (23) e terá como tema "A pós-graduação da UFPB e a pandemia da covid-19: pesquisas e ações de enfrentamento em perspectiva transversal e interdisciplinar".

programação do encontro, destinado a professores e alunos da pós-graduação stricto sensu da UFPB, contará com dois palestrantes internacionais, a professora Elizabeth Rider, da Harvard Medical School, e o professor Sergio Minué, da Escola Andaluza de Saúde Pública.

Além disso, haverá a apresentação de 14 trabalhos de professores e de estudantes de mestrado e de doutorado da UFPB de diversas áreas do conhecimento, a exemplo da Enfermagem e da Economia.

A professora Márcia Batista, coordenadora de acompanhamento e avaliação dos programas de pós-graduação da UFPB, destaca que o encontro é de grande relevância para a universidade porque será uma oportunidade de discutir o que foi desenvolvido pela pós-graduação durante a pandemia.

“A pós não parou, nós mantivemos todas as atividades, exceto pesquisas de campo e laboratoriais, cujo protocolo de retorno estamos construindo. Então, a pós prestou um serviço muito importante à população da Paraíba, do Nordeste região e do país”.

Como exemplo desses serviços prestados, Márcia cita o desenvolvimento de respirador portátil de baixo custo por pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e Elétrica, iniciativa que ganhou repercussão mundial.

Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB